Está tudo a postos para o início do Eurosurf de 2025. Entre os dias 18 e 24 de julho, o certame desenrola-se nas ondas de Santa Cruz, em pleno Oeste luso.
Entre as 18 nações que vão medir forças, estará naturalmente a equipa portuguesa, que compete em casa pelo terceiro Eurosurf consecutivo.
Portugal vai a jogo procurando revalidar o título por equipas, bem como os títulos individuais, depois da brilhante prestação conseguida há dois anos também em Santa Cruz.
Face à convocatória incialmente divulgada, o conjunto luso sofreu uma remodelação profunda devido ao conflito de datas entre o Eurosurf e o US Open of Surfing, próxima etapa do circuito Challenger Series da World Surf League (WSL).
Cinco surfistas saíram e entraram outros tantos. Entre os novos convocados, existem três atletas que vão representar a seleção lusa no escalão Open pela primeira vez.
Os surfistas em causa são o ex-campeão nacional Joaquim Chaves e os juniores Francisco Ordonhas e Maria Salgado, que são os atuais comandantes do circuito nacional Sub-20 (Junior Tour).
Apesar da estreia nas lides Open, este trio já defendeu as cores nacionais a nível Júnior, seja no Eurosurf ou no Mundial ISA. Nestas participações, destaque para o vice-título mundial ISA Sub-18 de Francisco Ordonhas em 2023.
O lote de convocados pelo selecionador nacional David Raimundo é ainda composto por Guilherme Ribeiro e Mafalda Lopes, campeões europeus em título, e Gabriela Dinis.
Já em longboard, os representantes portugueses serão Francisco Freitas (campeão europeu Sub-18) e a vigente campeã nacional Raquel Bento.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram