Esta quarta-feira, procedeu-se à apresentação dos resultados da fiscalização efetuada pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) em toda a faixa costeira entre Troia e Melides, no concelho de Grândola, num troço de 45 quilómetros.
Os resultados foram anunciados em conferência de imprensa conjunta de, Maria Graça Carvalho, ministra do Ambiente e Energia, e do presidente da APA, José Pimenta Machado.
No âmbito da fiscalização às 22 praias, as autoridades encontraram oito com acesso sem restrições: Tróia-Mar, Bico das Lulas, Atlântica, Comporta, Carvalhal, Pêgo, Aberta Nova e Melides.
Por sua vez, foram detetadas duas praias com acesso controlado (Tróia-Galé e Galé-Fontaínhas). O Governo refere que se trata de um acesso viário condicionado por passagens por propriedades privadas, geralmente no interior de empreendimentos turísticos, e estacionamento público disponível em número limitado.
Nestas praias, a tutela pretende que os operadores coloquem placas a informar a existência de acesso pedonal e colaborem na concretização de projetos para a disponibilização de estacionamento e acessos livres de condicionalismos.
A fiscalização também detetou oito praias com acesso condicionado, quer por questões territoriais ou pela ocupação turística. Aqui, o objetivo passa pela construção de mais parques de estacionamento e de acessos pedonais públicos.
Já a praia interdita (Raposa) não tem acesso público livre. Está localizada junto ao Estabelecimento Prisional de Pinheiro da Cruz e numa zona destinada a exercícios militares.
Segundo a governante, na maioria das 18 praias concessionadas em Grândola a "lei está a ser cumprida". O Governo está a trabalhar com todas estas praias para que seja assegurado o acesso público ao areal.
"Garantir o acesso adequado às praias é uma obrigação que decorre da lei e que queremos ver salvaguardada. Nenhum novo empreendimento turístico junto às praias poderá será aprovado, em Portugal Continental, sem que seja previamente assegurado este direito", assegura a ministra.
Maria Graça Fonseca admitiu ainda a realização de ações de fiscalização semelhantes à do concelho de Grândola noutras zonas do país, nomeadamente no Algarve, "caso existam denúncias ou notificações".
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram