Teve início, esta terça-feira, o QS regional europeu versão 2025/2026, com a ida para a água do Lacanau Pro, histórico evento gaulês que celebra este ano a 44.ª edição.
Com as previsões a apontarem para reduzida oferta de ondas no miolo do período de espera - que termina no domingo - a organização aproveitou ao máximo as condições verificadas e promoveu um longo dia inaugural.
Nas ondas da Grande Plage, no sudoeste francês, disputaram-se mais de meia centena de heats. Um total de 54 baterias foram realizadas, com recurso a palanque duplo.
No seio dos 20 surfistas portugueses presentes no evento com estatuto QS2000, houve 16 que estiveram em ação. Porém, apenas cinco atletas conseguiram superar esta exigente jornada: Matias Canhoto, Martim Nunes, Lua Escudeiro, Camila Cardoso e a campeã nacional Sub-20, Maria Salgado.
A registar algumas baixas de peso, com as eliminações precoces de Afonso Antunes (4.º do ranking na última época) e do vigente campeão nacional Guilherme Ribeiro, vencedor deste mesmo campeonato em 2022.
Martim Nunes, Camila Cardoso, bem como as invictas Lua Escudeiro e Maria Salgado estiveram em bom plano, pois ultrapassaram duas rondas. Matias Canhoto também assinou uma estreia positiva ao vencer a bateria que disputou e com um dos melhores scores combinados (12,94 pts) da ronda 3.
O trio feminino já se encontra na ronda 3, que marca a estreia das cabeças de série. Para essa fase, a campeã nacional Teresa Bonvalot e Mafalda Lopes (campeã em título do Lacanau Pro) tiveram entrada direta.
Na prova feminina, Mariana Melendez ficou pelo caminho na ronda 1, enquanto as compatriotas Constância Simões e Sofia Matos caíram na ronda seguinte.
Entre os homens, depois de uma ronda inaugural limpa, as primeiras eliminações surgiram na ronda 2, com as derrotas de Afonso Antunes, Afonso Pinto, Francisco Queimado, Martim Fortes e de Ido Arkin, surfista de origem israelita, mas que competiu debaixo da bandeira portuguesa.
Na ronda 3, na qual disputaram-se 10 das 16 baterias em agenda, Guilherme Ribeiro e os juniores Jaime Veselko e João Mendonça foram afastados.
Já Martim Nunes conseguiu aceder à ronda 4. Até ao momento é o único surfista luso nessa fase. Ao tricampeão nacional Sub-20, podem juntar-se Joaquim Chaves, Matias Canhoto e Francisco Ordonhas, sendo que os dois últimos estão inseridos na mesma bateria.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram