O segundo dia de competição em Huntington Beach, que continua a oferecer ondas bastante pequenas, ditou o fim da participação de António Dantas na etapa inaugural do Mundial de Longboard versão 2025.
O campeão europeu da World Surf League (WSL) foi afastado na ronda de repescagem, pelo que termina o evento norte-americano na 17.ª posição.
No quarto heat da repescagem masculina, o vigente campeão nacional saiu derrotado do embate com o australiano Kai Ellice-Flint, naquele que foi o primeiro duelo entre ambos em fase 'man-on-man' de etapas do circuito mundial.
Ao contrário da véspera, desta feita o competidor de 22 anos esteve ativo desde o início do heat, construindo rapidamente um score combinado acima de 10,00 pts.
Porém, Ellice-Flint respondeu à letra com aquela que foi a melhor onda da bateria: 7,67 pts. A esta pontuação, o longboarder 'aussie' juntou depois uma onda de 6,00 pts, conseguida no início da segunda metade do heat, que permitiu saltar em definitivo para o comando.
Até ao fim - a bateria durou 30 minutos - Dantas ainda melhorou o somatório até 12,24 pts. No entanto, tal cifra revelou-se insuficiente para superar o adversário de 29 anos, que amealhou 13,67 pts e ruma aos oitavos-de-final. Aí, Kai Ellice-Flint tem encontro marcado com o experiente havaiano e antigo campeão do mundo Kai Sallas.
Já o irmão do ex-campeão nacional João Dantas (também presente em Huntington Beach), com a saída de cena na repescagem, não conseguiu repetir o nono posto alcançado há um ano na histórica praia californiana. Até momento, esse é o seu melhor resultado em etapas do circuito mundial.
A fazer a segunda temporada entre a elite do pranchão, António Dantas vai prosseguir a campanha na Austrália, dentro de mês e meio. De 17 a 21 de setembro, realiza-se o Bells Beach Longboard Classic.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram