Em Ribeira d'Ilhas, começou esta sexta-feira o Allianz Ericeira Pro, terceira e antepenúltima etapa da Liga MEO Surf 2025.
Neste dia inaugural, apenas os homens vestiram a licra de competição. Desde a manhã, a jornada foi marcada por ondas pequenas em Ribeira, mas com boa formação. Condições propícias a surpresas na sala de visitas do surf nacional. Assim foi, com a garantia que teremos um novo surfista a vestir de amarelo após o evento.
Tudo porque entre as surpresas registadas incluiu-se a precoce eliminação de Tomás Fernandes, que vinha da vitória no Somersby Porto Pro.
A competir em casa e a envergar a licra amarela, o vice-campeão nacional não se encontrou com as ondas durante o oitavo heat da ronda 1.
Tomás não foi além dos 6,10 pts de score combinado, pelo que ficou atrás do também eliminado Pietro Garroux (6,90 pts), bem como de Tiago Santos (8,15 pts) e do local Henrique Pyrrait (11,50 pts).
Desta forma, o novo líder virtual da hierarquia nacional é Luís Perloiro, que chegou à Ericeira empatado em pontos com Tomás Fernandes. No heat inaugural da ronda 1, 'Lula' garantiu um triunfo convincente.
Luís Perloiro
ANSurfistas/Jorge Matreno
Para além de Tomás Fernandes, houve mais três cabeças de série eliminados de primeira nas famosas direitas da primeira Reserva Mundial de Surf na Europa. Francisco Mittermayer, Francisco Almeida e João Moreira foram os outros tops seeds surpreendidos.
Em sentido inverso, Jéjé Vidal foi uma das surpresas pela positiva, após vencer o heat 9 com um score de 11,80 pts, deixando o campeão nacional Guilherme Ribeiro na segunda posição, com 10,50 pts.
No mesmo registo, esteve José Champalimaud, que amealhou 11,40 pts, para vencer o heat 14, onde ajudou a deixar pelo caminho Francisco Almeida, enquanto o regressado Luca Guichard obteve a segunda posição.
Entre os vencedores do dia, estiveram igualmente os ex-campeões nacionais Frederico Morais e Joaquim Chaves, assim como o regressado Gony Zubizarreta.
ANSurfistas/Jorge Matreno
Jéjé Vidal
Sem competir na Liga MEO Surf há três anos, o duas vezes vencedor do circuito nacional registou 7,75 pts no heat 3, o mesmo em que Francisco Mittermayer foi eliminado, com o segundo posto a sorrir a Daniel Nóbrega.
Em frente também seguiu Afonso Antunes, num dos heats mais emocionantes do dia. Na bateria 13, vindo dos trials, Diogo Martins conseguiu o melhor score da jornada ao acumular 13,50 pts.
O experiente Eduardo Fernandes também esteve em bom nível e colocou-se cedo em posição de qualificação, enquanto Afonso Antunes via o tempo passar a favor dos adversários e a começar a pairar o desfecho do Somersby Porto Pro, onde foi surpreendentemente derrotado de primeira.
Só que a resposta de Afonso surgiu já nos últimos minutos, primeiro com a melhor onda do dia, avaliada em 8,25 pts, e, depois, com uma onda no inside que, com muita emoção e drama à mistura, lhe garantiu o backup necessário para avançar na segunda posição.
ANSurfistas/Jorge Matreno
Afonso Antunes
Para este sábado, a chamada está marcada para as 07h30 (hora de Portugal continental), num dia que servirá de estreia para as melhores surfistas nacionais.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram