No passado domingo, Tiago Stock e Maria Salgado venceram o Projunior Porto & Matosinhos, a segunda etapa do Junior Tour 2025 e que integrou a agenda desportiva da 11.ª edição da Porto & Matosinhos Wave Series.
A prova disputada durante o fim de semana nas ondas de Leça da Palmeira, contou com boas condições, sobretudo no dia final, com Stock e Salgado a serem coroados vencedores e a assumirem a liderança dos respetivos rankings.
Após um primeiro dia de muita ação, a prova retomou na manhã de domingo, com os melhores juniores nacionais a darem espetáculo nas ondas nortenhas, até que foram ficando definidas das fases finais da segunda de quatro etapas do Junior Tour.
No lado masculino, Mário Leopoldo assumiu-se como uma das grandes surpresas da etapa e confirmou esse estatuto ao eliminar João Roque Pinho na primeira semifinal, enquanto Tiago Stock venceu Tiago Guerra para garantir a outra vaga na final.
Depois de um primeiro dia complicado, em que conseguiu avançar ronda após ronda, mas sem vencer, Tiago Stock acabou por embalar na reta final do campeonato e na grande final somou 13,15 pontos para carimbar um triunfo sólido, perante os 11 pontos de Mário Leopoldo, de apenas 17 anos.
Tiago Stock
Tó Mané Photography
Este triunfo no Projunior Porto & Matosinhos vale ao jovem surfista de Carcavelos, de 19 anos, a liderança do ranking masculino, onde se assume como um dos grandes candidatos à sucessão de Martim Nunes, tricampeão nacional júnior em título, que este ano já não compete neste escalão.
No campo feminino, Maria Salgado comprovou o favoritismo na etapa e deu sequência ao título nacional júnior conquistado no ano passado.
A jovem surfista de Santa Cruz, de 18 anos, venceu todos os heats realizados nas primeiras rondas femininas. Depois, na meia-final superou Teresa Pereira de forma convincente, enquanto Lua Escudeiro venceu Maria Dias.
Maria Salgado
Tó Mané Photography
O duelo decisivo teve muito equilíbrio entre Maria Salgado e Lua Escudeiro, mas foi uma onda de 7 pontos a ajudar a campeã em título a triunfar na etapa nortenha e a assumir a liderança do ranking feminino. Maria Salgado somou um total de 13 pontos, contra os 12,05 pts de Lua Escudeiro.
Recorde-se que no fim de semana anterior, também em Leça da Palmeira, Maria Salgado tinha atingido a final do Somersby Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf 2025.
São Jacinto, em Aveiro, recebe a terceira e penúltima etapa do Junior Tour 2025, que acontece a 21 e 22 de junho e assume um papel importante para as contas dos títulos nacionais de Sub-20.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram