Em 2025, há um número recorde de praias 'ZERO Poluição' em Portugal. Para esta época balnear, 81 praias foram distinguidas pela ZERO (Associação Sistema Terrestre Sustentável).
Face ao ano anterior, há mais 22 águas balneares com o galardão, o que representa um incremento de 3%. Em relação a 2024, saíram da lista 19 praias e entraram 41 novas.
Em comunicado, a ZERO diz que o objetivo alcançado este ano é "verdadeiramente aquilo que à escala europeia se deseja no quadro do Pacto Ecológico Europeu, em particular no âmbito do Plano de Ação para a Poluição Zero”.
Das 81 praias identificadas, 55 localizam-se no continente, 20 no arquipélago dos Açores e seis na Madeira.
Os municípios que apresentam o maior número de distinções são Torres Vedras (11 praias), Grândola (sete praias) e Alcobaça (quatro praias).
A associação também destaca a classificação de duas praias interiores: Alqueidão e Montes, ambas localizadas no concelho de Tomar.
A praia 'Zero Poluição' é denominada a partir de dados da Agência Portuguesa do Ambiente, em que são identificadas as praias que, ao longo das três últimas épocas balneares (no caso, 2021, 2022 e 2023), não só tiveram sempre classificação “excelente” como apresentaram valores zero ou inferiores ao limite de deteção em todas as análises efetuadas aos dois parâmetros microbiológicos controlados e previstos na legislação (Escherichia coli e Enterococos intestinais).
“De salientar que é extremamente difícil conseguir um registo incólume ao longo de três anos nas zonas balneares interiores, muito mais suscetíveis à poluição microbiológica", salienta a associação.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram