O penúltimo dia de competição do Mundial ISA de Longboard 2025, que decorre em El Salvador, ditou o fim da participação portuguesa.
Em El Sunzal, a Seleção Nacional partiu para esta importante jornada ainda com três longboarders em prova: o campeão nacional António Dantas e o estreante Francisco Freitas no lado masculino e Inês Martins na prova feminina. O trio encontrava-se nas repescagens, onde foram derrotados.
Ao início de mais um longo dia de ação, Francisco Freitas emulou o compatriota António Dantas e conseguiu superar a ronda 4 da repescagem. Com 11,27 pts, o campeão europeu e nacional Sub-18 alcançou o segundo posto na sexta e penúltima bateria, contribuindo para o afastamento do peruano Benoit 'Piccolo' Clemente, ex-campeão mundial lSA e da WSL.
Depois, na ronda 5, Francisco Freitas e António Dantas competiram no mesmo heat. Na segunda bateria, o duo luso teve sortes diferentes.
O jovem Francisco assegurou a continuidade no evento salvadorenho ao terminar o embate no segundo lugar, com 10,44 pts. Por sua vez, António Dantas não se encontrou com o mar. Registou somente 4,17 pts e não foi além do quarto posto, acabando eliminado.
Na ronda seguinte foi a vez de Francisco Freitas ficar pelo caminho. No terceiro heat em que surfou na jornada, o vice-campeão nacional Open quedou-se pela quarta posição, com 7,90 pts. Freitas ficou a menos de 1,00 pt de seguir em frente.
Desta forma, Francisco Freitas terminou num positivo 16.º posto a sua primeira aparição num Mundial ISA de Longboard. Foi o competidor da seleção orientada por João Ferreira que chegou mais longe nas direitas de El Sunzal.
Já António Dantas alcançou a 22.ª posição. No ano passado, o competidor de São Pedro do Estoril tinha sido o 16.º colocado.
Na prova feminina, Inês Martins encerrou a sua prestação na quarta ronda da repescagem. Inês não consegui escapar ao terceiro lugar no heat 3, com uma magra pontuação (1,46 pts). Assim, Inês Martins despediu-se do evento no 25.º posto final. Em 2024, concluiu no 15.º lugar.
Na classificação coletiva, que é liderada pelas Filipinas, Portugal já sabe que ao contrário das duas últimas edições não terminará no top 10. Neste momento, o conjunto luso surge na 12.ª posição entre as 44 formações classificadas.
Esta quinta-feira é a jornada de todas as decisões em El Sunzal, com a definição dos novos campeões mundiais ISA de longboard.
No setor feminino, já é certo que teremos uma nova campeã. Tudo porque a detentora do título, a havaiana Honolua Blomfield, não participou no evento devido à maternidade.
Entre os homens, o experiente havaiano Kai Sallas procura revalidar a conquista obtida em 2024, também nas direitas de El Sunzal.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram