A campeã nacional Teresa Bonvalot venceu este domingo o Allianz Ericeira Pro, terceira e antepenúltima etapa da Liga MEO Surf versão 2025.
Em horas de consagração para o Sporting com um histórico bicampeonato de futebol - o primeiro em 71 anos - atleta dos leões juntou-se a este momento de sucesso. Também sob o signo do 'bi', Teresa conquistou pelo segundo ano consecutivo o evento ericeirense, conforme sublinhou na entrevista após a final.
Nas direitas da histórica da Praia de Ribeira d'Ilhas, Bonvalot somou a segunda vitória na presente temporada - foi finalista nas três etapas disputadas - reforçando o comando do ranking nacional feminino.
A goofy de 25 anos alcançou igualmente a terceira vitória nas quatro últimas edições do Allianz Ericeira Pro, anotando o quinto triunfo no total. Em termos de Liga MEO Surf são já 28 vitórias, aproximando-se mais um pouquinho do histórico recorde de Patrícia Lopes, com 39 sucessos.
Este domingo, a cinco vezes campeã nacional Open repetiu o percurso do dia das finais da etapa anterior, o Somersby Porto Pro. A surfista de Cascais começou por derrotar Gabriela Dinis na meia-final, marcando encontro com a jovem Maria Salgado, que tinha levado a melhor sobre Mafalda Lopes.
Na reedição da final de Leça da Palmeira, o mesmo desfecho. A atual campeã nacional superiorizou-se à vigente campeã nacional Sub-20, mas desta vez com maior equilíbrio.
Em duelo emotivo, Teresa Bonvalot somou 12,35 pts contra os 12,00 pts de Maria Salgado. A competidora de Santa Cruz até fez a melhor onda da final, com 7,50 pts. Nos últimos minutos e a necessitar apenas de 4,85 pts para agarrar a liderança, a surfista de 18 anos dispôs de duas oportunidades.
Na primeira caiu, enquanto na segunda a sua onda surfada valeu 4,50 pts, ficando a 0,35 pts da reviravolta. A pontuação só foi conseguida após o toque da buzina, o que deixou Ribeira d'Ilhas em suspense por alguns instantes.
"Estou feliz por levar a vitória. Diria que foi um dia complicado. As ondas estavam mais difíceis do que pareciam, com este ventinho. Era difícil encontrar as ondas mais lisas. Quem conseguia encontrar essas, tinha uma vantagem gigante. Foi na luta e na tentativa de colocar as manobras cada vez mais no sítio. Foi um heat apertado. Como diz a minha mãe, isto é tentar não dar margem", disse Teresa Bonvalot em curta entrevista concedida à Sport TV após a conclusão da final.
De partida para a Austrália, onde em junho dará início à participação no circuito Challenger Series 2025, Teresa não esconde que esta é uma "excelente forma de sair de Portugal".
"Estou preparada e mais do que motivada para arrancar, com pranchas boas. Estou entusiasmada e acho que vai ser um bom ano de Challenger Series, com coisas boas de certeza. Tenho estado a trabalhar imenso", concluiu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram