Este fim de semana, a costa portuguesa é palco de eventos de short e longboard.
Se na Ericeira decorre o Allianz Ericeira Pro, terceira etapa da Liga MEO Surf 2025, já o concelho de Vila do Bispo acolhe pelo segundo ano consecutivo o início do Nacional de Longboard.
Com organização a cargo do Sagres Radical Clube, o Vila do Bispo Longboard Classic 2025 marca o começo da nova época, num evento que conta igualmente no programa com a etapa inaugural do regressado Europeu da modalidade.
As duas provas algarvias vão decorrer nas ondas da Praia da Ponta Ruiva, tendo como objetivo consolidar o concelho de Vila do Bispo como um destino de excelência para a prática de desportos de ondas.
Na competição nacional, que conta com uma premiação total de 2500 euros, estarão três categorias em ação durante o fim de semana: Open, Feminino e Sub-18.
Os campeões nacionais em título são António Dantas (Open), Raquel Bento (Feminino) e Francisco Freitas (Sub-18). Para a temporada que está prestes a começar, o calendário é composto por cinco provas.
Já a etapa do Europeu realiza-se entre os dias 23 e 25 de maio, contando o evento com uma premiação total de 8000 euros. Recorde-se que há 13 anos que o circuito europeu não se realiza.
“São duas provas bastante atrativas, não só pelos prize moneys envolvidos, mas também pelas ondas de excelência que temos,” afirma Miguel Ferreira.
“Com estes dois ingredientes, garantimos a participação dos melhores atletas, nacionais e internacionais que, por sua vez, além das comitivas pessoais, atraem também novos visitantes, entusiastas da modalidade e a população local. Desta forma é garantida a fomentação da economia local, sem nunca deixar de parte a promoção da sensibilização ambiental,” considera um dos responsáveis do evento.
“Assumimos o desafio proposto pela Federação Europeia de Surf e abraçamos este projeto com toda a força e convicção necessárias para levar este evento para a frente. Mais uma vez, teremos a oportunidade de ver os melhores atletas nacionais a competirem com os melhores atletas internacionais. São esperadas disputas épicas, pois o nível está elevado e muito equilibrado entre os melhores longboarders europeus. O francês Edouard Delpero, atual campeão mundial ISA, será o atleta a liderar o grupo de elite do circuito europeu. Show e qualidade não vão faltar no Vila do Bispo Classic 2025,” concluiu Miguel Ferreira.
Para além da agenda competitiva, o Vila do Bispo Longboard Classic conta no programa com clínicas de longboard gratuitas, ações de limpeza de praia e aulas de consciencialização ambiental.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram