É um mais atrativo em torno do Gold Coast Pro, sexta etapa do circuito mundial de surf de 2025.
Depois de anunciado o momentâneo retorno da laureada Stephanie Gilmore, agora é outro regressado a estar na berlinda.
Pela primeira vez desde 2021, o australiano Julian Wilson vai participar numa etapa do CT, com este a confidenciar-se "surpreendido" com tal desfecho.
O antigo vice-campeão do mundo ganhou direito a vestir a licra no Gold Coast Pro após vencer os trials, disputados esta sexta-feira nas direitas de Burleigh Heads.
"Estava emocionado só de pensar em ter nova oportunidade para surfar a este nível no evento. Aquilo que quero é competir contra os melhores surfistas. Nem acredito que esta oportunidade chegou tão rápido. Estou surpreendido. Para ser honesto, isto significa muito para mim", revelou o wildcard de 36 anos.
"Amo este evento. Já tive o privilégio de vencer este campeonato e estar presente em outra final. Este é o estado (ndr: Queensland) do qual sou originário, por isso é mesmo especial", concluiu o surfista que já venceu cinco etapas no CT, entre os quais o mencionado evento da Gold Coast em 2018.
Na ronda inaugural do Gold Coast Pro, que poderá ir para a água na noite desta sexta-feira em Portugal continental, Julian Wilson vai medir forças no heat 3 com o brasileiro Italo Ferreira, líder do ranking mundial, e o compatriota Liam O'Brien.
Recorde-se que este ano marca o regresso de Julian Wilson à competição a tempo inteiro. O objetivo do surfista 'aussie' é requalificar-se para o CT, tendo sido contemplado pela World Surf League (WSL) com um wildcard para participar na Challenger Series 2025, o circuito de acesso à elite mundial.
Pese embora o longo período em que esteve afastado, interrompeu a carreira competitiva em plena época de 2021, Julian mostra que o seu surf continua bem afiado, somando vitórias moralizadoras.
Antes de conquistar os trials, Wilson já tinha vencido o QS1000 de Newcastle, realizado em março último.
No setor feminino, o triunfo nos trials do Gold Coast Pro foi arrecadado pela ex-top mundial Sophie McCulloch.
A surfista australiana, que em 2022 deixou Teresa Bonvalot às portas de uma inédita qualificação para o CT, também está a regressar paulatinamente à competição, mas neste caso após longo período lesionada.
Recorde-se que o Gold Coast Pro, segunda etapa da perna australiana, conta com o período de espera de 3 a 13 de maio.
Outrora etapa inaugural do CT, o campeonato não integrava o calendário da divisão máxima do surf mundial desde 2019.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram