Esta terça-feira, o sul-africano Jordy Smith conquistou o Margaret River Pro, sétima etapa do circuito mundial de surf de 2025 e derradeira da perna australiana.
Nas ondas do Main Break, palco do dia das finais, o novo licra amarela somou a segunda vitória da presente temporada, depois do sucesso registado em El Salvador, que colocou o ponto final num jejum de quase oito anos sem triunfos no CT.
Com a inédita vitória alcançada no Oeste australiano, Jordy consegue aos 37 anos vencer duas etapas na mesma campanha pela primeira vez. No setor masculino do circuito mundial de surf, Smith é também o primeiro a bisar em 2025.
Para o decano da elite mundial, o ramalhete ficou completo com a coroação como vencedor da inédita 'Aussie Treble', ranking que contabilizou os pontos somados pelos tops mundiais na perna australiana (composta por três eventos).
Tudo isto foi o resultado de um dia das finais em que Jordy Smith 'limpou' os manos Colapinto, impedindo estes de serem protagonistas de uma inédita final conjunta.
Nas meias-finais, Jordy Smith derrotou Crosby Colapinto, o mais novo do clã. Mais tarde, na final, o surfista africano levou a melhor diante de Griffin Colapinto, uma das principais figuras da prova australiana, na qual registou uma nota máxima na sua caminhada.
O competidor californiano derrotou o havaiano Barron Mamiya nas meias-finais. Porém, na final, Griffin esteve discreto, pelo que repetiu o desfecho verificado em 2023: finalista derrotado do Margaret River Pro.
O mais velho dos Colapinto não foi além de uns magros 4,83 pts face aos 12,00 pts somados por Jordy Smith, num desempenho que abriu com uma onda de 8,50 pts.
"Para mim, este ano tem sido sobre divertir-me e desfrutar, pois isto não é para sempre. Aproveitar cada dia e não pensar muito no futuro. Acho que ter a oportunidade de testar-me contra os melhores surfistas do mundo é aquilo que procuro", confidenciou o vice-campeão do mundo em 2010 e 2016.
Jordy Smith aproveitou ainda para dedicar a vitória à família e a Jack McCoy, lendário filmmaker que recentemente perdeu a vida.
"Primeiro, dedico à minha família, fundamentalmente à minha mulher, mãe, pai, irmã e dois filhos. Depois, esta é para o Jack McCoy. Faleceu recentemente. É alguém que me inspirou durante toda a minha vida. Todos os seus filmes, vídeos e família. Esta é para vocês", referiu o surfista que arrecadou o oitavo triunfo em etapas do CT.
CT esse que finalmente deixa a Austrália e parte agora rumo aos Estados Unidos da América. Primeira etapa após o cut, o Trestles Pro disputa-se entre os dias 9 e 17 de junho, num evento que terá o consagrado Kelly Slater em ação.
Resultado final masculina:
1.º Jordy Smith (RSA) 12.00
2.º Griffin Colapinto (EUA) 4.83
Resultados meias-finais masculinas:
HEAT 1: Griffin Colapinto (EUA) 12.17 DEF. Barron Mamiya (HAW) 7.44
HEAT 2: Jordy Smith (RSA) 14.67 DEF. Crosby Colapinto (EUA) 6.67
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram