O Allianz Ericeira Pro conta com a participação de um surfista que há muito estava arredado dos campeonatos e que tem uma história de sucesso na competição que define os títulos máximos do surf nacional.
Falamos do galego Gony Zubizarreta. Vencedor da Liga MEO Surf em 2016 e 2018, mas não proclamado campeão nacional por não ter nacionalidade portuguesa, o surfista do país vizinho colocou um ponto final num interregno de três anos sem surgir em provas do circuito nacional.
Contemplado com um wildcard pela Associação Nacional de Surfistas, o regresso dá-se precisamente no evento onde marcou a sua última presença (2022) e que decorre na latitude (Ericeira) em que reside há bastantes anos.
Apesar de não competir há muito, Gony estreou-se com uma vitória na prova que conquistou em 2016, mostrando que aos 40 anos, completos no passado dia 4, continua a ter surf no pé.
"Estou super feliz por voltar nesta etapa que é super especial para mim.... em casa, Ribeira d'Ilhas... Já tinha saudades desta adrenalina de competir na Liga", confidenciou Zubizarreta na curta entrevista concedida à Sport TV após o sucesso na ronda 1.
Triunfo conseguido por ter encontrado "duas ondinhas" no mar pequeno que Ribeira d'Ilhas apresentou no dia inaugural da terceira etapa da Liga MEO Surf versão 2025. "Era uma bateria difícil. Está difícil para todos. Foi fixe".
Desligado da competição a tempo inteiro nesta fase da sua vida, Gony tem dado azo à sua veia artística, trabalhando de perto com a Volcom, insígnia que desde a adolescência é o seu principal patrocinador.
"Tenho estado a fazer as minhas coisas. Viagens e muitas pinturas para a Volcom", revelou. Zubizarreta apresentou-se na entrevista com uma prancha pintada por si na passada quinta-feira e que espera utilizar durante o campeonato.
O surfista nascido na Argentina referiu ainda que continua a acompanhar as incidências da elite nacional do surf, não obstante o longo afastamento.
"O nível está a subir. Os miúdos estão a crescer e o nível está cada vez mais alto. Todos estão a surfar bem", considera.
Quanto ao futuro, a porta não fica totalmente fechada para mais presenças. "A minha ideia era só participar nesta etapa, mas nunca se sabe..."
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram