Era um dos grandes atrativos do calendário para 2025 do circuito mundial de surf. O regresso após longa ausência de Snapper Rocks, onda que no passado já recebeu o CT e mais recentemente constou do roteiro do circuito Challenger Series.
Contudo, soube-se agora que este muito aguardado retorno não será concretizado, pelo menos para já.
Em comunicado oficial, a World Surf League (WSL) anunciou que procedeu à mudança do palco do Gold Coast Pro, a segunda de três etapas que dão forma à extensa e decisiva perna australiana, uma vez que antecede o cut.
Os tops mundiais não vão medir forças nas longas direitas de alta performance de Snapper Rocks, mas sim no point break de Burleigh Heads, spot também conhecido pelas suas... direitas.
A WSL explica que esta alteração de latitude deve-se aos "impactos significativos" do recente ciclone tropical Alfred, que no passado mês de março tornou-se no primeiro ciclone a atingir a Gold Coast em mais de meio século.
Curiosamente, naqueles dias tempestuosos, o badalado ciclone trouxe ondas de sonho a Snapper Rocks. No entanto, a sua passagem deixou a praia e o icónico Super Bank sem a areia necessária para realizar a etapa da elite mundial do surf.
Depois de avaliar detalhadamente a situação, chegou-se à conclusão que é "extremamente improvável" que o famoso Super Bank recupere a tempo do evento que mantém o período de espera de 3 a 13 de maio.
Isto não obstante a ação do conhecido Tweed Sand Bypass System que ajuda a restaurar os bancos de areia de Snapper mais rápido do que no outras praias das redondezas. A erosão ao longo da Tweed Coast limitou a areia disponível.
Desta forma, fica entáo adiado para 2026 o regresso de Snapper Rocks ao CT, não esquecendo que o acordo celebrado entre a WSL e as autoridades locais é válido até 2028.
No texto publicado, a WSL revelou igualmente que o Gold Coast Pro terá o estatuto de etapa móvel, pelo que as ondas de Greenmount, Kirra e... Snapper Rocks constituem-se como alternativas caso o mar não colabore no histórico surf spot de Burleigh Heads.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam
Segue o Beachcam.pt no Instagram