Esta terça-feira, uma longa jornada competitiva abriu o Caparica Surf Fest, etapa final do QS regional europeu versão 2024/2025.
Num dia totalmente dedicado à prova masculina, 24 baterias foram disputadas nas desafiantes ondas da Praia do Paraíso. Heats correspondentes à ronda inaugural e a 8 das 16 baterias que compõem a ronda 2, na qual os tops seeds entram em cena.
No que toca às cores portuguesas, três surfistas conseguiram desde já o passaporte para a ronda 3. Estes foram o campeão nacional Guilherme Ribeiro, Frederico Morais e Joaquim Chaves.
Deste trio, o antigo campeão nacional Joaquim Chaves esteve em evidência ao levar de vencida os dois heats que disputou durante o dia.
Por sua vez, Frederico Morais somou a primeira vitória em heats desde que regressou à competição após a fratura do tornozelo direito em dezembro último. Kikas competiu na última bateria da jornada e somou 11,47 pts.
Na bateria anterior, com o segundo posto alcançado, o local Guilherme Ribeiro manteve-se na luta por um lugar na Challenger Series deste ano.
No seio da armada lusa, esta ronda 2 já ditou a eliminação de alguns nomes de peso. Terceiro classificado do ranking na chegada à Caparica, Afonso Antunes não se encontrou com o mar e foi afastado precocemente.
O vencedor do QS de Pantín fica agora à espera do desempenho dos adversários para saber se consegue qualificar-se pela primeira vez para a Challenger Series. A seu favor, já jogou a surpreendente eliminação do francês e ex-top mundial Maxime Huscenot. No ranking, o finalista vencido em 2024 tinha chegado à Costa imediatamente atrás de Afonso Antunes.
Derrotado de primeira também foi Francisco Ordonhas. O vigente campeão europeu Júnior da WSL ainda acalentava ténues esperanças do inédito acesso à Challenger Series, mas necessitava de um resultado muito forte na Caparica.
Os jovens Jaime Veselko, Tiago Guerra e João Roque Pinho também ficaram pelo caminho. Ainda à espera de competir na ronda 2 estão Francisco Queimado, Luís Perloiro (líder do ranking nacional), Matias Canhoto, João Mendonça e Martim Nunes.
Na ronda 1, o surf português brilhou ao somar vitórias por intermédio de Jaime Veselko, Joaquim Chaves, Luís Perloiro e Matias Canhoto. João Roque Pinho, João Mendonça e Martim Nunes também seguiram em frente. A ronda só não foi de folha limpa devido à eliminação de Salvador Alves.
Esta quarta-feira, o Caparica Surf Fest 2025 volta à água, num dia que deverá marcar a estreia da prova feminina, que conta com nove portuguesas: Camila Cardoso, Maria Salgado, Lua Escudeiro, Maria Dias, Mafalda Lopes, Gabriela Dinis, Constância Simões, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot, que é a campeã em título do evento.
Na Praia do Paraíso, a chamada está marcada para as 7h30 (hora de Portugal continental). Espera-se uma descida do mar, num campeonato cujo período de espera estende-se até sábado.
O Caparica Surf Fest tem estatuto QS3000 para os homens e QS1000 para as senhoras.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam
Segue o Beachcam.pt no Instagram