Já é conhecido o local onde terá lugar a prova olímpica de surf de Los Angeles'2028, naquela que será a terceira aparição da modalidade no maior evento desportivo do globo.
Esta terça-feira foi anunciado que a ação irá decorrer em Trestles, que é uma das melhores ondas de performance do planeta.
Mudança radical em comparação com as últimas Olimpíadas, pois estas foram disputadas na onda de consequência de Teahupoo, conhecida pelos seus pesados e perigosos tubos.
A decisão final foi validada pela Associação Internacional de Surf (ISA) e pelo comité executivo do Comité Olímpico Internacional (COI).
Nos últimos meses, especulou-se muito sobre qual o destino a escolher no estado norte-americano da Califórnia.
A icónica Huntington Beach e até o Surf Ranch de Kelly Slater foram veiculados, mas a escolha recaiu sobre a onda que entre 2021 e 2024 consagrou os campeões mundiais de surf.
Este ano, pela primeira vez Trestles não vai coroar os campeões do mundo desde que a World Surf League (WSL) implementou o formato de finalíssima, mas integra o calendário com uma etapa da temporada regular, a disputar em junho próximo.
"Depois do incrível sucesso do surf em Teahupoo e de conversarmos com muitos dos melhores surfistas do mundo, sabíamos que qualquer opção para Los Angeles devia contar com ondas de máxima performance e não havia dúvidas de que esse lugar é Trestles", começou por dizer Fernando Aguerre, presidente da ISA, em comunicado oficial da entidade.
"Esta decisão reforça a atual tendência de celebrar o surf olímpico em ondas icónicas. O pico perfeito de Lowers oferece uma onda de alto rendimento como nenhuma outra no sul da Califórnia", considera Aguerre.
Por sua vez, Justine Dupont, presidente da Comissão de Atletas da ISA, entende que para os "surfistas não existem dúvidas de que a qualidade e a consistência das ondas devem ser a prioridade para as Olimpíadas, pelo que Trestles é a escolha certa".
Recorde-se que as duas anteriores provas olímpicas de surf disputaram-se em Tsurigasaki Beach, na estreia em Tóquio'2020, e em Teahupoo, nos Jogos de Paris'2024.
O francês Kauli Vaast e a norte-americana Caroline Marks são os atuais campeões olímpicos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam
Segue o Beachcam.pt no Instagram