O Caparica Surf Fest 2025 prosseguiu esta quarta-feira com o segundo dia de competição, que marcou a estreia da prova feminina, ainda que a jornada tenha sido dedicada quase na totalidade ao setor masculino.
Nas ondas da Praia do Paraíso, quatro surfistas portugueses asseguraram a continuidade nesta etapa final do QS regional europeu 2024/2025.
Frederico Morais e os jovens João Mendonça e Martim Nunes avançaram para a ronda 4, pelo que estão entre os 16 melhores do evento, enquanto Camila Cardoso seguiu para a ronda 2, entre as senhoras.
O dia começou com a ida para a água das oito baterias restantes da ronda 2 masculina. Aí, Matias Canhoto, João Mendonça e Martim Nunes conseguiram o apuramento ao passo que Luís Perloiro, líder do ranking nacional, não evitou a eliminação por uns magros 0,19 pts.
Na ronda 3, João Mendonça foi o único dos surfistas portugueses que obteve a qualificação com um triunfo, somando 12,97 pts na oitava e última bateria, a mesma que determinou o afastamento do amigo Matias Canhoto.
João Mendonça
WSL/Pedro Mestre
Na bateria anterior, o tricampeão nacional Sub-20, Martim Nunes, tinha conseguido a passagem à fase seguinte, obtendo o segundo posto.
Mais cedo, Frederico Morais meteu-se igualmente na ronda 4 ao alcançar o segundo lugar, naquela que foi a bateria mais equilibrada de todo o dia.
Os quatro surfistas que estiveram na água ficaram separados por somente 0,36 pts, com o resultado final a ser divulgado já com os atletas em terra. Kikas voltou a estar em bom plano ao registar 11,63 pts.
A ronda 3 também ditou as derrotas dos dois últimos campeões nacionais: Joaquim Chaves, que na véspera tinha vencido duas baterias, e Guilherme Ribeiro.
Com a precoce saída de cena, Gui não conseguiu repetir a proeza de 2024: obter em casa a qualificação para o circuito Challenger Series. O atual campeão nacional estava obrigado a anotar um resultado forte.
Na Caparica, o dia terminou com o arranque da prova feminina, com a ronda 1 composta apenas por duas baterias e disputada debaixo de chuva.
Com o score de 9,10 pts, Camila Cardoso conquistou o seu heat e juntou-se na ronda seguinte a Maria Salgado, Lua Escudeiro, Maria Dias , Mafalda Lopes, Gabriela Dinis, Constância Simões, Francisca Veselko e Teresa Bonvalot, que é a campeã em título do evento.
Camila Cardoso
WSL/João Mendonça
Oito das nove surfistas ainda aguardam pela estreia, que deverá acontecer esta quinta-feira. Na Praia do Paraíso, a chamada acontece às 7h00 (hora de Portugal continental) com potencial início de ação às 7h30.
Evento com estatuto QS3000 para os homens e QS1000 para as senhoras, o decisivo Caparica Surf Fest tem o período de espera até sábado.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram