Se os dois primeiros dias de competição do Caparica Surf Fest foram dedicados quase a 100% ao setor masculino, esta quinta-feira só tivemos mulheres no lineup da Praia do Paraíso, que acolhe a sexta e última etapa do QS regional europeu 2024/2025.
Numa jornada marcada pelo mar mais pequeno face aos dias anteriores e que apenas desenrolou-se durante a manhã, disputaram-se as rondas 2 e 3 deste evento com estatuto QS1000 para as senhoras.
A armada lusa esteve em ação com as nove surfistas presentes na prova lusa. Deste lote, a campeã nacional Teresa Bonvalot, Francisca Veselko e a campeã nacional Sub-20, Maria Salgado, atingiram os quartos-de-final, já a disputar em formato 'woman-on-woman'.
Categórica vencedora do última etapa do circuito europeu de qualificação, realizada em... Marrocos, Kika Veselko conquistou os dois heats que surfou, pelo que manteve o registo 100% vitorioso nas baterias disputadas na presente temporada, seja a nível QS ou Liga MEO Surf.
A duas vezes campeã nacional Open é a atual vice-líder do ranking continental e já está qualificada para a Challenger Series deste ano.
Kika Veselko
WSL/Pedro Mestre
Por sua vez, Teresa Bonvalot, campeã de três das quatro últimas edições do Caparica Surf Fest, progrediu sempre no segundo lugar das baterias que realizou.
O heat referente à ronda 3, conquistado pela compatriota Kika Veselko, foi muito renhido e emotivo, com Bonvalot a segurar o apuramento por apenas 0,13 pts, deixando para trás a francesa Nahia Milhau e a ex-campeã nacional Camilla Kemp.
Quanto à jovem Maria Salgado, chegou aos 'quartos' com um sólido triunfo. A surfista de apenas 18 anos igualou desde já o seu melhor desempenho em etapas do QS, alcançado precisamente na Caparica em 2024.
Em termos de eliminações no seio da armada lusa, a ronda 2 ditou afastamento da surfista/judoca Maria Dias , bem como de Constância Simões, Gabriela Dinis, Lua Escudeiro e Camila Cardoso. Por sua vez, Mafalda Lopes, campeã do Caparica Surf Fest em 2023, despediu-se da prova caseira na ronda 3, obtendo o 13.º posto final.
Nos quartos-de-final, Kika Veselko defronta a veterana e antiga top mundial francesa Pauline Ado na bateria inaugural.
Depois, no embate seguinte, Teresa Bonvalot tem encontro marcado com a neerlandesa Tiara Van Der Huls, de somente 18 anos.
Teresa Bonvalot
WSL/Pedro Mestre
Caso Kika e Teresa conquistem os respetivos duelos, haverá mais uma vez bateria 100% portuguesa nas ondas da Praia do Paraíso. No terceiro heat, Maria Salgado enfrenta a goofy gaulesa Sarah Leiceaga.
O alinhamento dos 'quartos' fica completo com o confronto entre a britânica Alys Barton e a germânica Janina Zeitler, que na ronda 2 fez aquela que até ao momento é a melhor nota (9,00 pts) de todo o Caparica Surf Fest.
À entrada para os dois últimos dias de campeonato, permanecem em competição 6 dos 23 surfistas portugueses que inicialmente marcaram presença na prova. Às três senhoras juntam-se Frederico Morais, João Mendonça e Martim Nunes, que estão na ronda 4 da prova masculina.
Esta sexta-feira, com o esperado agravamento das condições meteorológicas, a chamada acontece apenas às 13h30 (hora de Portugal continental), altura em que o estado do tempo já deve apresentar melhorias.
Os campeões do Caparica Surf Fest, que celebra este ano o 10.º aniversário, apenas serão coroados no sábado.
Através da rede de livecams , podes visua lizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam .
Segue o Beachcam.pt no Instagram