O fim de semana prolongado da Páscoa será marcado por “tempo instável” em Portugal continental.
Em comunicado publicado no seu portal de internet, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) indica que está prevista a ocorrência de precipitação em todo o continente, “com maior frequência e intensidade no Norte e Centro, e com os maiores valores acumulados nas regiões do Minho e Douro Litoral”.
A previsão de “tempo instável” em Portugal continental deverá manter-se “pelo menos até segunda-feira”, como consequência da passagem sucessiva de sistemas frontais, associados a uma vasta região depressionária centrada a noroeste da Península Ibérica.
O feriado de Sexta-Feira Santa deverá ser o dia com precipitação mais intensa e generalizada em Portugal continental na sequência da passagem de uma superfície frontal fria.
Contudo, prevê-se que a chuva continue nos restantes dias, em regime de aguaceiros, que serão menos frequentes e intensos na região Sul.
Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga vão estar durante toda a manhã de sábado sob aviso amarelo por causa da chuva, segundo o IPMA.
Nas terras altas do Norte e Centro, a precipitação será sob a forma de neve a partir do final de sexta-feira.
Relativamente à temperatura em Portugal continental, o instituto informa que, após “uma descida significativa” na terça-feira, prevê-se “algumas oscilações ao longo dos próximos dias”, com uma subida gradual entre quarta e quinta-feira e com nova descida no sábado.
O dia mais quente deverá ser esta quinta-feira. Por sua vez, sábado será o dia "mais frio, com valores de temperatura máxima na ordem dos 8 a 14°C no interior Norte e Centro e entre os 14 e os 18°C no restante território, sendo os valores mais elevados na região Sul”.
Nota ainda para o esperado agravamento do estado do mar. Na costa ocidental, a ondulação será de noroeste com dois a três metros, aumentando temporariamente no sábado e domingo para valores a rondar os quatro metros.
Devido à agitação marítima, o IPMA tem sob aviso os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga até às 06h00 de domingo.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram