Foi com a vitória do decano do circuito mundial de surf que terminou o El Salvador Pro, quarta etapa da temporada de 2025.
Aos 37 anos de idade e após um longo jejum, o sul-africano Jordy Smith volta a subir ao lugar mais alto do pódio de um evento da elite mundial. O duas vezes vice-campeão do mundo não conhecia o sabor da vitória há quase oito anos.
O último sucesso datava do dia 19 de abril de 2017, então na mítica onda australiana de Bells Beach, curiosamente o palco da próxima competição.
De então para cá, Jordy esteve muitas vezes entre os melhores, mas não conseguindo ser o mais forte. O competidor africano vinha numa sequência de quatro derrotas consecutivas em finais mundialistas.
O ponto final nesta longa seca chegou numa histórica final 100% sul-africana, com o outro protagonista a ser Matthew McGillivray, de 28 anos, este a fazer estreia em heats decisivos.
Jordy e Matt marcaram encontro na final após vencerem nas meias-finais dois surfistas californianos: Cole Houshmand e Crosby Colapinto.
McGillivray, que alcançou o melhor resultado da época, revelou-se um pesadelo para os Colapinto, uma vez que na ronda 3 já tinha derrotado Griffin, o irmão de Crosby.
O duo sul-africano foi o mais forte no point break de Punta Roca, mostrando total conexão com um mar que a espaços assemelhou-se muito às longas direitas caseiras de J-Bay, que tão bem conhecem e dominam.
Na final, Jordy Smith impôs-se desde o início, abrindo a final com uma onda de 7,33 pts. Naturalmente mais habituado a estes decisivos momentos, Smith não deu grandes chances a Matthew McGillivray.
A sétima vitória em etapas da elite mundial foi alcançada com o score combinado de 14,26 pts face a apenas 9,33 pts registados pelo compatriota.
Após o toque de buzina, Jordy Smith não escondeu a emoção do momento e em pleno lineup de Punta Roca saltou para os braços de Matthew McGillivray.
"Vamos África do Sul!", exclamou já em terra na curta entrevista concedida à World Surf League (WSL) e na qual dedicou a vitória à sua mulher e ao seu pai.
Com esta conquista, o surfista que já representou a África do Sul nos Jogos Olímpicos deu um pulo no ranking mundial, subindo sete lugares de uma assentada. É agora o quinto classificado de uma hierarquia que continua a ter o brasileiro Italo Ferreira como comandante, surfista eliminado nos 'oitavos' em Punta Roca por.... Jordy Smith.
Concluído o El Salvador Pro, o CT vai agora embarcar para a Austrália, onde ficará no próximo mês e meio.
Como não poderia deixar de ser em tempo de Páscoa, a primeira de três etapas que dão forma à perna 'aussie' é o histórico Rip Curl Pro Bells Beach, com o período de espera de 18 a 28 de abril.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam
Segue o Beachcam.pt no Instagram