O anúncio foi feito esta quarta-feira pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), no Aquário Vasco da Gama, em Oeiras.
Este ano, haverá mais de 400 praias portugueses com a Bandeira Azul hasteada. Um total de 404 praias foram distinguidas.
O número revelado significa um aumento de seis areais face ao verificado em 2024.
Destaque para a entrada das praias de Sintra, que há 10 anos não concorriam ao programa. Programa esse no qual Portugal ocupa o sexto posto entre 51 países.
Segundo José Archer, presidente da ABAAE, todos os municípios costeiros portugueses têm este ano praias galardoadas. Deste lote de 404 praias, 354 são costeiras e 50 são praias interiores.
Pela primeira vez, os municípios de Cuba e de Alcanena candidataram as suas praias, que foram galardoadas.
O Norte, com menos cinco na contagem global, e o Algarve, com menos uma, foram as regiões que perderam praias com Bandeira Azul em relação ao ano passado.
A região Norte tem 75 praias costeiras galardoadas (no ano passado teve 79) e nove interiores (menos uma do que em 2024).
Deixaram de ter Bandeira Azul no Norte as praias de Árvore (Vila do Conde), da Frente Azul, Seca e Silvalde (todas em Espinho), Vila Praia de Âncora (Caminha) e a praia fluvial de Merelim São Paio (Braga). Em contrapartida, entrou na lista uma praia nova, a de Cavadinho (fluvial), em Braga.
O Algarve tem 85 praias costeiras distinguidas, tendo perdido, em relação ao ano passado, a Bandeira Azul da Praia da Batata (Lagos).
No Centro, está galardoado um total de 33 praias costeiras (mais uma do que em 2024) e 16 praias interiores.
São novas na lista do Centro as praias fluviais de Ançã, Olhos de Fervença e Sete Fontes (Cantanhede) e Cornicovo (Penacova) e as praias costeiras da Barra do Sul (Aveiro) e Costa Nova Sul (Ílhavo).
São Pedro da Maceda (Ovar) e as praias fluviais de Côja (Arganil), Louçainha (Penela), Mâmoa (Santa Maria da Feira) e Bogueira (Lousã) deixaram de possuir Bandeira Azul na região Centro.
Na bacia hidrográfica do Tejo, são 66 as praias costeiras galardoadas (mais cinco do que no ano passado) e 15 fluviais (mais uma).
Segundo a ABAAE, neste região hidrográfica, a Bandeira Azul será hasteada pela primeira vez na praia fluvial Olhos d'Água do Alviela (Alcanena) e reentrou a fluvial de Alvares (Góis).
Reentraram também as praias costeiras da Adraga, Praia Grande, Maçãs, Magoito e São Julião, no concelho de Sintra.
No Alentejo, há 31 praias costeiras galardoadas (mais duas) e 10 praias interiores (mais uma).
São praias novas com bandeira azul a fluvial de Albergaria dos Fusos (Cuba) e as praias costeiras de Monte Velho e Porto das Carretas/Albarquel, em Santiago do Cacém.
Nos Açores, estão galardoadas 46 praias costeiras, mais uma do que ano anterior. Na Madeira, existem 18 praias costeiras com Bandeira Azul, tendo entrado a Prainha, no Caniçal.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram