Esta quarta-feira, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) anunciou que as obras de abertura e desassoreamento da Lagoa de Albufeira arrancam no início de maio.
Porém, a população local está descontente e vai insurgir-se esta quinta-feira, dia feriado do 1.º de maio.
"Os habitantes vão manifestar-se quinta-feira contra a falta de informação sobre a demora na abertura da lagoa ao mar", disse Anabela Rocha à agência noticiosa Lusa.
A ação de protesto tem início previsto para as 11h00 (hora de Portugal continental) na avenida Marginal da Lagoa de Albufeira. É esperada a presença de 100 a 200 pessoas.
"Queremos mais esclarecimentos e queremos uma data de abertura o mais rápido possível. Já houve antes uma promessa da ministra do Ambiente de que a lagoa seria aberta em abril", relembrou Anabela Rocha.
Segundo os moradores, as obras previstas para a Lagoa de Albufeira incluem a abertura de um canal com 50 metros de largura e 300 de comprimento e o desassoreamento da lagoa. Os trabalhos deverão prolongar-se por um período de 14 semanas.
Em nota divulgada no seu portal de internet, a APA refere que o concurso público para a empreitada de abertura e desassoreamento da Lagoa de Albufeira, no valor de 1,6 milhões de euros, foi lançado a 25 de fevereiro deste ano.
A APA salienta que o concurso público foi sujeito a duas audiências prévias, atendendo à reclamação apresentada por um dos concorrentes.
O procedimento encontra-se na sua fase final, prevendo-se que a adjudicação ocorra em breve.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram