Penúltimo dia do período de espera, o El Salvador Pro viveu esta sexta-feira uma grande jornada de surf, num dos melhores dias de competição da presente época até ao momento.
O mar subiu face à véspera - com o pesado swell a atingir o seu pico - oferecendo altas ondas e durante determinados períodos numa consistência que até aqui ainda não tinha ocorrido. Houve até quem encontrasse oportunidade para entubar, como foi o caso do experiente sul-africano Jordy Smith, uma das grandes figuras da jornada.
O dia foi novamente longo e composto por 16 heats, com a realização dos 'oitavos' masculinos e dos quartos-de-finais dos homens e mulheres. Assim, foram definidos os oito surfistas que este sábado vão discutir o triunfo na quarta etapa do CT versão 2025.
Uma coisa já é certa, tanto no masculino como no feminino teremos vencedores inéditos do El Salvador Pro.
Dentro deste restrito lote de oito finalistas, não há qualquer surfista brasileiro, uma situação pouco comum de se verificar em etapas da elite mundial do surf. Quem também saiu de cena foram os três rookies (Alan Cleland, George Pittar e Marco Mignot), depois do brilharete da véspera.
Por outro lado, com Punta Roca a vestir a pele de J-Bay, o surf sul-africano capitalizou e fez uma rara demonstração de força, colocando dois surfistas entre os quatro semi-finalistas masculinos.
Prova masculina na qual a armada do país irmão chegou aos 'oitavos' em maioria, com cinco surfistas em 16. Nessa ronda, que abriu o dia, ficaram pelo caminho João Chianca e o veterano Alejo Muniz, que perdeu de forma inglória, uma vez que anotou o mesmo score combinado do adversário (Cole Houshmand). Só que o norte-americano fez a melhor onda do duelo, com 8,50 pts face aos 7,50 pts do oponente.
Nos quartos-de-final foi a vez do experiente Miguel Pupo, Yago Dora (finalista vencido em 2024) e Italo Ferreira serem arredados da competição salvadorenha. Apesar do afastamento, Italo segura a posse de licra amarela na partida para a perna australiana, que antecede o cut.
O 'carrasco' do campeão do mundo em 2019 foi o sul-africano Jordy Smith. O mais velho surfista do CT, com 37 anos, esteve a um altíssimo nível durante o dia, destruindo as direitas de Punta Roca com notas de excelência em cada heat que surfou.
Por momentos e dadas as condições do mar verificadas, até parecia que Jordy estava a surfar no quintal lá de casa, nas icónicas e longas direitas de Jeffreys Bay. Smith foi o responsável pela eliminação de dois surfistas que destacaram-se durante o campeonato: o italiano Leo Fioravanti e o já mencionado Italo Ferreira.
Duas vezes vice-campeão do mundo, Jordy Smith procura a primeira vitória na elite mundial do surf desde 2017, momento em que tocou o sino em Bells Beach. Precisamente, o próximo adversário do competidor africano é o surfista que venceu no ano passado.... em Bells Beach. Falamos do californiano Cole Houshmand, que está a plasmar o melhor desempenho da temporada, até ao momento.
Aliás, os quatro semi-finalistas do El Salvador Pro nunca tinham chegado tão longe nas três etapas anteriores.
Na outra meia-final, estarão em cena dois atletas que tiveram um início de época complicado e que procuram estrear-se em finais de etapas do CT: o sul-africano Matthew McGillivray e o norte-americano Crosby Colapinto, que falhou as duas primeiras etapas do temporada devido a lesão.
Ambos, chegaram como outsiders aos 'quartos' e bateram o pé aos favoritos Yago Dora e Ethan Ewing, que é o provisório vice-líder da hierarquia mundial. Rookie do ano em 2024, Crosby procurará vingar a derrota do irmão Griffin às mãos de Matthew na ronda 3.
Os homens deram espetáculo nas direitas de Punta Roca e o mesmo aconteceu com as senhoras. Os quartos-de-final tiveram quatro baterias muito bem disputadas.
A surfista em maior destaque foi a havaiana Gabriela Bryan no duelo com a rookie norte-americana Bella Kenworthy. Completamente conectada com o mar para aplicar o seu power surf, a surfista que completou 23 anos há poucos dias fez de uma assentada o melhor score combinado (17,40 pts em 20 possíveis) e melhor onda (9,17 pts) de toda a prova, para já.
A recente vice-campeã do MEO Rip Curl Pro Portugal mostrou-se avassaladora diante de Bella Kenworthy, ainda que esta tenha igualmente exibido a melhor versão do seu surf. Não obstante estar a competir magoada do ligamento cruzado anterior da perna direita, a jovem surfista de 18 anos somou 15,67 pts, pecúlio que daria para vencer os restantes embates dos 'quartos'.
Agora, nas meias-finais, Gabriela Bryan defrontará a campeã do mundo e líder do ranking Caitlin Simmers, naquela que será a reedição de meia-final em Abu Dhabi, então com vitória para Caity.
As três primeiras colocadas da hierarquia mundial conseguiram meter-se nas 'meias', pois no outro lado do quadro a australiana Molly Picklum desembaraçou-se da costarriquenha Brisa Hennessy. Em quatro etapas que já leva o CT 2025, 'Pickles' apresentou uma notável regularidade, atingindo sempre as meias-finais.
Caso suba ao lugar mais alto do pódio e Simmers não faça a final, a surfista de 22 anos é a nova dona da licra amarela.
A próxima adversária de Molly é a compatriota Isabella Nichols, que já leva da América Central o melhor resultado da época. Consolação para a atleta que por força desta performance falha o casamento da sua irmã gémea Helena. "É um dos maiores sacrifícios que já tive de fazer", não escondeu.
Este sábado, derradeiro dia do período de espera, teremos a consagração dos campeões do El Salvador Pro.
A chamada está marcada para as 13h45 (hora de Portugal continental), com potencial início de prova às 14h05. Pela frente temos apenas meia dúzia de baterias até ao término da quarta edição do evento.
Resultados oitavos-de-finais masculinos:
HEAT 1: Yago Dora (BRA) 13.17 DEF. Connor O'Leary (JPN) 8.84
HEAT 2: Matthew McGillivray (RSA) 12.33 DEF. Marco Mignot (FRA) 9.17
HEAT 3: Ethan Ewing (AUS) 14.76 DEF. Joao Chianca (BRA) 9.33
HEAT 4: Crosby Colapinto (USA) 13.00 DEF. George Pittar (AUS) 11.50
HEAT 5: Italo Ferreira (BRA) 14.26 DEF. Ramzi Boukhiam (MAR) 10.76
HEAT 6: Jordy Smith (RSA) 14.93 DEF. Leonardo Fioravanti (ITA) 14.33
HEAT 7: Cole Houshmand (USA) 14.33 DEF. Alejo Muniz (BRA) 14.33
HEAT 8: Miguel Pupo (BRA) 15.33 DEF. Alan Cleland (MEX) 10.83
Resultados quartos-de-finais masculinos:
HEAT 1: Matthew McGillivray (RSA) 12.60 DEF. Yago Dora (BRA) 11.00
HEAT 2: Crosby Colapinto (USA) 14.43 DEF. Ethan Ewing (AUS) 11.47
HEAT 3: Jordy Smith (RSA) 13.90 DEF. Italo Ferreira (BRA) 9.77
HEAT 4: Cole Houshmand (USA) 11.50 DEF. Miguel Pupo (BRA) 5.97
Heats meias-finais masculinas:
HEAT 1: Matthew McGillivray (RSA) vs. Crosby Colapinto (USA)
HEAT 2: Jordy Smith (RSA) vs. Cole Houshmand (USA)
Resultados quartos-de-finais femininos:
HEAT 1: Caitlin Simmers (USA) 14.34 DEF. Sawyer Lindblad (USA) 12.90
HEAT 2: Gabriela Bryan (HAW) 17.40 DEF. Bella Kenworthy (USA) 15.67
HEAT 3: Molly Picklum (AUS) 12.34 DEF. Brisa Hennessy (CRC) 10.26
HEAT 4: Isabella Nichols (AUS) 13.77 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 11.33
Heats meias-finais femininas:
HEAT 1: Caitlin Simmers (USA) vs. Gabriela Bryan (HAW)
HEAT 2: Molly Picklum (AUS) vs. Isabella Nichols (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam
Segue o Beachcam.pt no Instagram