Esta sexta-feira, feriado de 25 de abril, teve início o Somersby Porto Pro, a segunda etapa da Liga MEO Surf versão 2025.
Condições exigentes verificaram-se na Praia de Leça da Palmeira, numa jornada dedicada exclusivamente à prova masculina, com a realização dos trials e ronda 1. Os mais jovens destacaram-se neste dia inaugural.
O tricampeão nacional Sub-20 em título, Martim Nunes, conseguiu evidenciar-se com a melhor performance do dia, ao somar 14,35 pontos, sendo o único surfista a ultrapassar a barreira dos 13 pontos no primeiro dia de ação.
Martim, de 21 anos, deu sequência a um bom arranque de temporada, depois ter conseguido um quinto lugar na etapa inaugural da Liga MEO Surf, afirmando-se como um dos surfistas a ter em conta para este evento.
Quem também esteve em bom plano foi Francisco Mittermayer, de 20 anos, que alcançou a melhor onda do dia e a única a entrar na casa da excelência, com 8,00 pts.
O jovem surfista conseguiu vencer a bateria número 12, com um score de 12,75 pts. Foi a segunda melhor pontuação deste dia inaugural, em igualdade com a conseguida por Francisco Ordonhas no heat 1.
O campeão europeu Júnior da World Surf League (WSL) confirmou o grande começo de temporada que está a ter, depois de ter sido finalista vencido na etapa inaugural.
João Mendonça (12,25), o campeão nacional Guilherme Ribeiro (12,15) e Tiago Stock (11,80) foram outros dos destaques neste arranque do Somersby Porto Pro. Quem também conseguiu vencer nesta ronda inaugural foi o líder do ranking masculino Luís Perloiro. Com 10,50 pts, Perloiro não sentiu dificuldades maiores para seguir em frente e dar sequência ao triunfo obtido nas direitas da Praia do Cabedelo.
Mais difícil foi a passagem de Frederico Morais à próxima fase, com o antigo top mundial a ser segundo classificado numa bateria vencida por José Maria Ribeiro.
As mesmas dificuldades foram sentidas pelo campeão nacional de 2023, Joaquim Chaves, que foi segundo num heat vencido por António Marques. Entre os vencedores do dia, destaque ainda para o triunfo obtido pelo surfista local Matias Lopes no heat 2, onde o top seed João Moreira foi relegado para a segunda posição.
Em sentido inverso, a grande surpresa foi a eliminação de Afonso Antunes a fechar o dia de competição, numa bateria vencida por Gonçalo Vieira e com Rodrigo Rocha a também seguir em frente.
Depois de ter sido top 3 da Liga MEO Surf no ano passado e de ter conseguido um terceiro lugar na etapa inaugural da presente temporada, Afonso sofreu um percalço inesperado numa etapa que venceu em 2022.
Uma derrota que coloca um ponto final numa sequência de cinco etapas consecutivas em que Afonso Antunes atingiu as meias-finais na Liga MEO Surf, sendo o surfista que há mais tempo consecutivo conseguia chegar à fase man-on-man.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram