Esta sexta-feira, dia feriado de 25 de abril, marca o início do Cascais Boogie Chicks'2025, o maior evento europeu de bodyboard feminino.
Este ano, o evento idealizado pela pluricampeã nacional Catarina Sousa vive um momento muito especial na sua história, celebrando o 20.º aniversário.
Ao contrário das duas últimas edições, desta vez o Cascais Boogie Chicks não se realiza em outubro. Foi antecipado no calendário, surgindo em abril, durante a primavera.
Durante três dias, a Praia de Carcavelos é palco de um vasto programa, com muita ação dentro e fora de água. Na passada quinta-feira, a loja da Quiksilver, situada no mais famoso beach break lisboeta, recebeu a conferência de imprensa de apresentação do evento.
“Há cada vez mais mulheres a praticar bodyboard. Este projeto teve um crescimento enorme ao longo destes 20 anos e tem inspirado mulheres a nível nacional e internacional. É claro que sem o apoio da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, nada disto seria possível”, referiu Catarina Sousa, mentora do projeto Boogie Chicks.
“O Boogie Chicks é uma grande festa do bodyboard e afirma o desporto no feminino. O trabalho desenvolvido tem sido fenomenal. Por isso é importante continuar a fazer mais e a investir neste projeto”, sublinhou Francisco Kreye, vereador com o pelouro do Desporto na Câmara Municipal de Cascais.
Como tem acontecido nos últimos anos, o Cascais Boogie Chicks volta a reunir duas diferentes componentes do bodyboard: competição e formação.
“Este é um evento muito importante para o bodyboard feminino. Acho que em Portugal temos qualidade para ter mais campeãs do mundo”, considera Joana Schenker, campeã mundial em 2017.
A nível competitivo, esta sexta-feira disputou-se a etapa inaugural do Nacional Open de 2025. Durante o fim de semana, o Boogie Chicks abre o circuito europeu, com as divisões Open e Júnior em ação.
No caso da categoria destinada às bodyboarders mais novas, a Praia de Carcavelso voltará a coroar a nova campeã continental. A jovem Luana Dourado é a atual detentora do título.
Na vertente de formação, haverá aulas de bodyboard para todas as idades. Do programa, consta ainda palestras, com as já conhecidas 'Conversas movidas a Mulheres e Sal' e ações de sensibilização ambiental.
São esperadas mais de 150 participantes. O ano passado, cerca de 200 mulheres passaram por Carcavelos.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram