Imbatível! Francisca Veselko venceu este sábado o Caparica Surf Fest 2025, sexta e última etapa do QS regional europeu de 2024/2025.
A nova vice-campeã continental conquistou pela primeira vez a prova disputada nas ondas da Praia do Paraíso, estreando-se a vencer eventos QS disputados em águas portuguesas.
Desta forma, a ex-campeã mundial Júnior da WSL somou a segunda vitória consecutiva no circuito de qualificação europeu, depois do categórico triunfo registado em Marrocos.
Na Caparica, a surfista de Carcavelos deu continuidade ao extraordinário momento de forma que atravessa nesta início de temporada.
A atual líder do ranking nacional leva por vitórias os três campeonatos que já disputou este ano, entre QS e Liga MEO Surf. São 15 vitórias consecutivas em heats. Bem disse Kika que não queria relaxar nesta abordagem à etapa final final do QS europeu.
Neste dia das finais do Caparica Surf Fest, a duas vezes campeã nacional Open teve uma entrada de rompante ao fazer algo não vemos todos os dias no surf de competição: servir uma combinação à campeã nacional Teresa Bonvalot.
Num mar com condições bem desafiantes, Kika somou 15,96 pts em 20 possíveis contra os 10,17 pts de Bonvalot, que tinha conquistado três das últimas quatro edições deste QS1000 caparicano.
Na final, pese embora o início mais morno, Veselko voltou a encontrar-se com as notas excelência e as robustas pontuações combinadas.
A surfista de 21 anos fez uma onda de 8,50 pts a qual juntou outra de 7,50 pts, que ajudou a perfazer o score de 16,00 pts. Toda uma performance que deixou apeada a outsider britânica Alys Barton (12,17 pts), que pela terceira vez foi finalista vencida de uma etapa do QS regional europeu.
Com a dominante vitória de Francisca Veselko, a terceira da carreira a nível do QS europeu, o surf feminino português prolongou a sua incrível sequência vitoriosa no Caparica Surf Fest.
São já cinco triunfos consecutivos. Obra de Teresa Bonvalot (2021, 2022, 2024), Mafalda Lopes (2023) e Francisca Veselko em 2025.
Terminado a temporada europeia do QS, já são conhecidas as quatro surfistas qualificadas para a Challenger Series 2025 via ranking: a campeã europeia Tya Zebrowski, a vice-campeã Francisca Veselko, o olímpica israelita Anat Lelior e e basca Annette Gonzalez Etxabarri.
Está por definir o wildcard, com Teresa Bonvalot, quinta colocada final do ranking, a estar na corrida ao convite que permitirá fazer na totalidade o circuito de acesso ao CT composto por cinco etapas e com passagem por Portugal.
Na prova masculina, na qual os portugueses Frederico Morais e o jovem João Mendonça alcançaram o quinto posto, a final foi de alto nível e monopolizada por surfistas franceses, a nação que tem sido a mais forte no circuito.
Com 17,33 pts, o recém-coroado campeão europeu Jorgann Couzinet bateu o compatriota Thomas Debierre (15,77 pts).
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram