A velha frase diz que o trabalho duro, recompensa. É isso mesmo que Francisca Veselko tem constatado neste memorável início de temporada de 2025.
A ex-campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) leva por vitórias os três campeonatos que já disputou no presente ano, pelo que está invicta dentro e fora de portas.
O mais recente triunfo foi celebrado no passado sábado com a conquista do Caparica Surf Fest, etapa final do QS regional europeu de 2024/2025. Foi a primeira vez que a nova vice-campeã continental venceu um QS português.
"Estou muito contente por acabar assim a campanha. É a minha primeira vitória na Caparica. Ganhar em casa é realmente muito especial", confidenciou em curta conversa com os jornalistas. Isto após derrotar a britânica Alys Barton, na final disputada nas ondas da Praia do Paraíso.
O inédito sucesso caparicano da atual líder do ranking nacional foi plasmado num mar bem diferente daquele que encontrou no Pro Taghazout Bay, onde bateu toda a concorrência em direitas idílicas.
"As condições estavam mesmo muito difíceis. Em Marrocos, estavam altas ondas. Conseguir ganhar em condições bastante difíceis é muito importante para mim. Tenho estado a treinar muito neste tipo de mar. Era um dos meus pontos fracos há algum tempo", revelou a atleta que é treinada por Rodrigo Sousa.
Assim, a vitória no desafiante mar da Praia do Paraíso começou a ser preparada com condições semelhantes, mas na 'outra banda'. O campo de treinos foi a Praia da Torre, bem perto da Praia de Carcavelos, de onde Kika é local.
"Como dizem: o trabalho duro, recompensa. Acho que foi isso que aconteceu. Toda a recompensa de treinos em ondas más e no meio de tempestades como tivemos recentemente. Fui treinar à Praia da Torre várias dias consecutivos. Era o único sítio surfável. Em vez de ficar em casa, fui surfar na mesma", explicou.
Fechada a histórica campanha no QS regional europeu, onde tornou-se vice-campeã continental, a irmã de Jaime Veselko quer manter a consistência no futuro, mas sem entrar em euforias.
O futuro de Veselko passa por nova participação no circuito Challenger Series, onde estarão em jogo vagas de acesso ao CT do próximo ano.
"O objetivo é continuar como tenho estado, mas é um dia de cada vez. Não quero ficar com pressão por as coisas estarem agora a correr bem. Simplesmente quero alimentar-me desta positividade toda para continuar a acreditar que sou capaz", concluiu a duas vezes campeã nacional Open.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram