No setor feminino do Caparica Surf Fest 2025, haverá duelo totalmente português nas meias-finais. Desta forma, já é certo que teremos presença lusa na final desta que é a sexta e última etapa do QS regional europeu 2024/2025.
Na tarde desta Sexta-feira Santa, penúltimo dia do período de espera, Francisca Veselko e a vigente campeã nacional Teresa Bonvalot marcaram encontro na bateria na qual está em jogo um lugar final do QS1000 para as senhoras. Duelo esse que acontecerá este sábado, dia das finais na Praia do Paraíso.
Completa a ronda 4 masculina, na qual os portugueses Frederico Morais e João Mendonça garantiram a passagem aos quartos-de-final, a ação prosseguiu a todo o gás com a realização dos quartos-de-final da prova feminina. O surf português esteve novamente em destaque.
Na primeira bateria, num duelo pautado pelo equilíbrio, Kika Veselko suplantou a ex-top mundial Pauline Ado, vingando assim a derrota sofrida diante desta mesma oponente nos 'quartos' do Lacanau Pro, no último verão.
Neste embate luso-francês, a vice-líder do ranking europeu fez a diferença com uma onda na casa da excelência (8,00 pts), que ajudou a perfazer a pontuação combinada de 12,70 pts. Já Pauline, de 34 anos, quedou-se pelos 11,17 pts.
A ex-campeã mundial Júnior da WSL, que já está qualificada para a Challenger Series deste ano, prolongou a invencibilidade nas baterias que já disputou em 2025. São 13 triunfos consecutivos, entre QS europeu e Liga MEO Surf.
No heat seguinte, Teresa Bonvalot foi mais forte do que a neerlandesa Tiara Van der Huls, de somente 18 anos.
Teresa, vencedora de três das últimas quatro edições do Caparica Surf Fest, liderou o duelo desde muito cedo. Porém, uma onda de 8,27 pts (a melhor do heat) fez Tiara sonhar com a reviravolta, que acabou por não conseguir conseguiu operar.
Desta forma, o confronto terminou com Bonvalot a somar 13,77 pts - melhor score combinado dos 'quartos' - contra os 10,60 pts da jovem oponente.
Nos quartos-de-final, o surf feminino português também contou com a presença de Maria Salgado. Com 9,20 pts, a atual campeã nacional Sub-20 saiu derrotada da disputa com a francesa Sarah Leiceaga (10,50 pts), que lutará com a britânica Alys Barton por um lugar no heat decisivo.
A surfista de Santa Cruz despede-se da Caparica na quinta posição, igualando assim o resultado final alcançado no ano passado.
Este sábado, na primeira bateria das meias-finais, teremos então o aguardado duelo entre Francisca Veselko e Teresa Bonvalot.
Pela terceira edição consecutiva do Caparica Surf Fest, as surfistas que têm monopolizado os títulos nacionais desde 2020 medem forças em fase 'woman-on-woman'. Haverá desempate, pois até ao momento há uma vitória para cada lado.
Em termos absolutos, o último encontro entre ambas ocorreu recentemente na final da etapa inaugural da Liga MEO Surf, com Veselko a gritar vitória na Praia do Cabedelo.
"Não há muito têm ocorrido bons duelos entre nós no QS. Acho que vai ser muito divertido e espero que as ondas também sejam boas para que proporcionem um grande surf. Vai ser um bom dia", disse Teresa Bonvalot na entrevista pós-heat à World Surf League (WSL).
Recorde-se que a cinco vezes campeã nacional Open já não tem chances de qualificação para a Challenger Series deste ano via ranking europeu.
No entanto, Teresa ainda poderá marcar nova presença no circuito de qualificação para o CT, isto caso receba o wildcard disponível.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram