O Rip Curl Pro Bells Beach voltou à água este sábado, antepenúltimo dia do período de espera desta que é a quinta etapa do CT 2025, a primeira da perna australiana.
No Bells Bowl, a jornada teve apenas nove baterias realizadas, tendo sido definidos os surfistas que vão discutir o prestigiante triunfo.
Este domingo deverá ser o dia das finais. Entre os homens, já é certo que teremos alguém a tocar pela primeira vez o sino mais famoso do surf mundial.
Na prova masculina, o brasileiro Italo Ferreira respirou de alívio. Depois da surpreendente eliminação na véspera às mãos do wildcard australiano Xavier Huxtable, a manutenção como líder do ranking estava em risco. A licra amarela passava para o 'aussie' Ethan Ewing, caso este vencesse em Bells Beach.
Isso não irá acontecer, pois o vice-líder do ranking foi derrotado pelo nipónico Kanoa Igarashi no duelo inaugural dos quartos-de-final.
Ewing, que nos 'oitavos' tinha anotado o melhor somatório do evento com uns espantosos 18,76 pts, nunca conseguiu derrotar o oponente asiático em baterias 'man-on-man' no CT. Para Kanoa, este já é o melhor resultado do ano.
Na discussão por um lugar na final - não vence uma etapa do CT desde 2019 - o medalhado de prata em Tóquio'2020 vai defrontar um surfista que está a ser uma verdadeira dor de cabeça para os tops mundiais. Falamos do wildcard Morgan Cibilic.
Um dos vencedores dos trials, o rookie do ano em 2021 teve no sul-africano Jordy Smith a sua mais recente vítima. Até ao momento, Cibilic está invicto neste Rip Curl Pro Bells Beach. Para além de Jordy Smith, já afastou o italiano Leo Fioravanti e o norte-americano Cole Houshmand, vencedor da edição passada.
Por conhecer, estão os outros dois semifinalistas. Um dos heats dos 'quartos' por realizar, junta o californiano Griffin Colapinto (finalista vencido em 2024) e Samuel Pupo, que já alcançou o melhor resultado da época e é o resistente da tropa brasileira.
Isto porque o duas vezes campeão mundial Filipe Toledo foi derrotado pelo australiano Jack Robinson, no heat mais aguardado do dia.
'Robbo' cravou a melhor pontuação combinada do dia, com 16,53 pts, marcando encontro com o norte-americano Jake Marshall. Este também eliminou um surfista brasileiro, no caso Yago Dora.
No lado feminino, o surf do país irmão está em altas, procurando repetir uma vitória que já não acontece desde 2009, então por intermédio de Silvana Lima.
Luana Silva, campeã mundial Júnior da WSL, atingiu pela primeira vez as meias-finais de uma etapa do CT após bater a veterana Lakey Peterson nos quartos-de-final.
Nas meias-finais, a companheira de João Chianca mede forças com Brisa Hennessy. A surfista costarriquenha também chega a esta fase após vitória de prestigio diante de uma veterana, no caso a 'aussie' Sally Fitzgibbons. Hennessy deu espetáculo no Bells Bowl ao fazer a melhor onda de todo o campeonato, com 9,40 pts.
Tanto Lulu como Brisa já sabem que na final vão dividir o lineup com uma surfista australiana: Tyler Wright ou Isabella Nichols, que a jogar em casa vingou a final perdida em El Salvador ao superiorizar-se a Gabriela Bryan.
A surfista havaiana, que estreia-se na posse da licra amarela, interrompeu uma sequência de três campeonatos consecutivos em que pelo menos foi sempre semifinalista.
Resultados oitavos-de-finais masculinos Heats (6-8):
HEAT 6: Samuel Pupo (BRA) 12.17 DEF. Ian Gentil (HAW) 10.60
HEAT 7: Jake Marshall (USA) 12.76 DEF. Yago Dora (BRA) 12.37
HEAT 8: Jack Robinson (AUS) 16.53 DEF. Filipe Toledo (BRA) 12.26
Resultados quartos-de-finais femininos:
HEAT 1: Luana Silva (BRA) 12.17 DEF. Lakey Peterson (USA) 9.33
HEAT 2: Brisa Hennessy (CRC) 15.40 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 15.17
HEAT 3: Isabella Nichols (AUS) 15.94 DEF. Gabriela Bryan (HAW) 10.67
HEAT 4: Tyler Wright (AUS) 14.00 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 13.20
Resultados quartos-de-finais masculinos Heats [1 - 2]:
HEAT 1: Kanoa Igarashi (JPN) 15.40 DEF. Ethan Ewing (AUS) 14.43
HEAT 2: Morgan Cibilic (AUS) 13.83 DEF. Jordy Smith (RSA) 13.80
Ouartos-de-finais masculinos [3 - 4]:
HEAT 3: Griffin Colapinto (USA) vs. Samuel Pupo (BRA)
HEAT 4: Jake Marshall (USA) vs. Jack Robinson (AUS)
Meias-finais femininas:
HEAT 1: Luana Silva (BRA) vs. Brisa Hennessy (CRC)
HEAT 2: Isabella Nichols (AUS) vs. Tyler Wright (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram