Conforme esperado, o Rip Curl Pro Bells Beach foi para a água logo no primeiro dia do período de espera desta que é a quinta etapa do CT 2025.
Porém, a jornada num dos grandes templos do surf mundial foi bem mais curta face ao que a organização planeava. Foram apenas disputadas sete das duas dezenas de heats que estavam em agenda, sendo que não foram registadas eliminações.
A culpa do cenário verificado foi da pouca oferta de ondas provocada pela subida da maré em Bells, o que levou a organização a interromper as hostilidades logo após a primeira bateria da ronda 1 masculina.
Novas chamadas foram efetuadas, mas as condições não melhoraram e assim a mais antiga etapa do CT teve de permanecer em terra.
Da ação levada a cabo, completou-se a ronda 1 feminina. Aí, a grande surpresa foi a queda da campeã olímpica Caroline Marks para a ronda de repescagem. No heat mais equilibrado de todo o dia, a ex-campeã do mundo somou 10,60 pts, score insuficiente para superar a veterana Sally Fitzgibbons (11,17 pts) e a rookie norte-americana Bella Kenworthy (13,00 pts).
Se a atual número 4 mundial desiludiu neste arranque, está pela primeira vez na repescagem em 2025, já a havaiana Gabriela Bryan deu continuidade ao excelente momento de forma que atravessa. A recente vencedora do El Salvador Pro e vice-líder do ranking mundial anotou a melhor pontuação combinada do dia, com uns robustos 15,50 pts em 20 possíveis.
Logo no primeiro heat do campeonato, a rookie do ano em 2022 deu espetáculo no Bells Bowl ao também conseguir a melhor onda do dia, atingindo a excelência com 8,33 pts.
Na bateria seguinte, tivemos uma outra surpresa do dia. A australiana Ellie Harrison, que toma o lugar da vice-campeã olímpica Tatiana Weston-Webb, voltou a bater o pé às tops mundiais, avançando diretamente para os oitavos-de-final.
Com 13,00 pts, a quinta classificada do ano passado bateu a compatriota Molly Picklum e a rookie francesa Vahine Fierro. Um excelente início de campanha para Ellie. A surfista de apenas 19 anos pensava que tudo ia correr mal neste dia, pois o seu despertador não tocou e assim acordou mais tarde. Despertar tardio, mas bem a tempo de fazer novamente a cabeça em água às tops mundiais.
Apesar do deslize de Caroline Marks, o surf norte-americano foi protagonista nesta ronda inaugural, com três vitórias nas seis baterias realizadas. Triunfos esses conseguidos pela já mencionada Bella Kenworthy, Sawyer Lindblad e a veterana Lakey Peterson, que derrotou a campeã mundial e líder do ranking Caity Simmers.
Lakey há muito está familiarizada com Bells, não só pela competição, mas também porque o seu marido cresceu muito perto deste icónico surf break. Contudo, a antiga vice-campeã do mundo nunca tocou o sino mais famoso do surf mundial.
O leque de vencedoras do dia ficou completo com a bicampeã mundial Tyler Wright, que a jogar em casa surgiu rejuvenescida depois de um desempenho mais modesto em El Salvador.
A vencedora do evento em 2022 e 2023 superiorizou-se no despique com duas surfistas bem mais novas: a prodigiosa rookie Erin Brooks e a brasileira Luana Silva, vigente campeã do mundo Júnior da WSL, que tem de ir à repescagem.
No único embate do setor masculino, já muito afetado pela pouca oferta de ondas, o norte-americano Crosby Colapinto venceu e conseguiu o apuramento direto para a ronda 3, assim como indonésio Rio Waida. Por sua vez, o havaiano Imaikalani deVault caiu para a ronda de repescagem.
Depois, o campeonato foi interrompido, mas a ação prosseguiu na água com a realização de duas baterias especiais, que animaram o público presente.
Destaque para o heat que juntou os campeoníssimos australianos Mick Fanning e Stephanie Gilmore, que tiveram a companhia do conhecido free surfer havaiano Mason Ho.
A 62.ª edição do Rip Curl Pro Bells Beach tem o período de espera de 18 a 28 de abril, marcando o início da decisiva perna australiana. São três eventos em mês e meio que tudo vão decidir sobre quem fica acima ou abaixo do cut.
Resultados ronda 1 feminina:
HEAT 1: Gabriela Bryan (HAW) 15.50 DEF. Brisa Hennessy (CRC) 12.33, Nadia Erostarbe (ESP) 8.90
HEAT 2: Ellie Harrison (AUS) 13.00 DEF. Molly Picklum (AUS) 9.23, Vahine Fierro (FRA) 8.76
HEAT 3: Lakey Peterson (USA) 13.50 DEF. Caitlin Simmers (USA) 11.67, Carly Shanahan (AUS) 2.90
HEAT 4: Bella Kenworthy (USA) 13.00 DEF. Sally Fitzgibbons (AUS) 11.17, Caroline Marks (USA) 10.60
HEAT 5: Tyler Wright (AUS) 14.84 DEF. Erin Brooks (CAN) 12.76, Luana Silva (BRA) 7.76
HEAT 6: Sawyer Lindblad (USA) 14.63 DEF. Isabella Nichols (AUS) 12.66, Bettylou Sakura Johnson (HAW) 5.00
Heats repescagem feminina:
HEAT 1: Caroline Marks (USA) vs. Luana Silva (BRA) vs. Carly Shanahan (AUS)
HEAT 2: Vahine Fierro (FRA) vs. Bettylou Sakura Johnson (HAW) vs. Nadia Erostarbe (ESP)
Resultado ronda 1 masculina:
HEAT 1: Crosby Colapinto (USA) 12.84 DEF. Rio Waida (INA) 10.20, Imaikalani deVault (HAW) 8.07
Ronda 1 masculina (Heats 2 - 12):
HEAT 2: Barron Mamiya (HAW) vs. Joao Chianca (BRA) vs. Samuel Pupo (BRA)
HEAT 3: Jordy Smith (RSA) vs. George Pittar (AUS) vs. Edgard Groggia (BRA)
HEAT 4: Yago Dora (BRA) vs. Ian Gouveia (BRA) vs. Ian Gentil (HAW)
HEAT 5: Ethan Ewing (AUS) vs. Seth Moniz (HAW) vs. Morgan Cibilic (AUS)
HEAT 6: Italo Ferreira (BRA) vs. Ramzi Boukhiam (MAR) vs. Xavier Huxtable (AUS)
HEAT 7: Jack Robinson (AUS) vs. Marco Mignot (FRA) vs. Ryan Callinan (AUS)
HEAT 8: Leonardo Fioravanti (ITA) vs. Connor O'Leary (JPN) vs. Deivid Silva (BRA)
HEAT 9: Miguel Pupo (BRA) vs. Jake Marshall (USA) vs. Alejo Muniz (BRA)
HEAT 10: Filipe Toledo (BRA) vs. Joel Vaughan (AUS) vs. Alan Cleland (MEX)
HEAT 11: Kanoa Igarashi (JPN) vs. Griffin Colapinto (USA) vs. Jackson Bunch (HAW)
HEAT 12: Cole Houshmand (USA) vs. Matthew McGillivray (RSA) vs. Liam O'Brien (AUS)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram