O Rip Curl Pro Bells Beach voltou à água esta quinta-feira para o terceiro dia de competição, nesta que é a quinta etapa do circuito mundial de surf de 2025.
Pela primeira vez na presente edição do histórico evento australiano, a 62.ª da história, a ação não se desenrolou no Bells Bowl, mas sim no pico alternativo de Winkipop.
Num dia marcado por surpresas, completou-se os oitavos-de-final femininos e metade da ronda 3 masculina. Ronda essa que é composta por 16 duelos.
Entre as senhoras, a grande novidade é que temos uma nova líder do ranking mundial. A havaiana Gabriela Bryan, de 23 anos, vai envergar pela primeira vez a licra amarela, independentemente do que suceda daqui em diante na etapa inaugural da perna australiana.
Foi o resultado de uma jornada que ditou a eliminação de três das quatro surfistas que ocupavam o top 4 mundial na chegada à icónica Bells Beach.
A campeã mundial Caitlin Simmers, que liderava a hierarquia, a australiana Molly Picklum (3.ª classificada) e a campeã olímpica Caroline Marks (4.ª colocada) ficaram pelo caminho.
Dando sinais de menor fulgor exibicional, esta foi a primeira vez que a prodigiosa Simmers não atingiu os quartos-de-final numa etapa do CT versão 2025. A gracinha foi da 'decana' Sally Fitzgibbons, que está na luta pela fuga ao cut.
Winkipop produziu uma autêntica razia à qual apenas resistiu Gabriela Bryan, que entrou neste campeonato como vice-líder do ranking mundial.
Com o seu letal power surf, a rookie do ano em 2022 fez o melhor score combinado dos 'oitavos'. Somou 15,00 pts, com direito a nota excelente (8,00 pts), no triunfo diante da basca Nadia Erostarbe.
"É a minha primeira vez nesta posição. Isso significa que vou relembrar para sempre este momento. Mal posso esperar para vestir a licra amarela", confidenciou a surfista que nas duas últimas etapas atingiu sempre à final: venceu em El Salvador e perdeu em Supertubos.
A atleta treinada por Richard 'Dog' Marsh, o mesmo técnico de Frederico Morais, apresenta-se neste momento como a surfista em melhor forma.
Nos 'quartos', a nova número 1 mundial defrontará a australiana Isabella Nichols, naquela que será a reedição da final do recente El Salvador Pro. Bella é uma das três surfistas australianas que está entre as oito melhores do evento. Tem a companhia de duas veteranas: Sally Fitzgibbons, que está a fazer a melhor prova do ano até ao momento, e Tyler Wright.
A bicampeã mundial derrotou a compatriota Ellie Harrison, substituta em Bells de Tatiana Weston-Webb. Desta forma, Tyler vingou a derrota sofrida diante de Ellie na edição passada, curiosamente em Winkipop.
Nota ainda para a presença da brasileira Luana Silva nos quartos-de-final. Esta é a primeira vez que a vigente campeã mundial Júnior da WSL chega a esta fase em 2025.
Numa altura em que tem claramente assumido as rédeas do CT feminino, a nova geração não conseguiu manter a bitola nesta passagem por Winkipop.
Conforme já mencionado, Simmers perdeu com Sally. Por sua vez, a norte-americana Sawyer Lindblad foi superada pela veterana e compatriota Lakey Peterson.
Já as rookies Erin Brooks e Bella Kenworthy não conseguiram levar a melhor diante das mais velhas Isabella Nichols e Brisa Hennessy, respetivamente.
Na prova masculina, o nipónico Kanoa Igarashi mostrou toda a força do seu surf ao anotar a melhor performance, com 16,10 pts em 20 possíveis.
Para o surf norte-americano, a ronda não começou da melhor maneira com os afastamentos de Crosby Colapinto e de Cole Houshmand, campeão em título do Rip Curl Pro Bells Beach.
O californiano Houshmand foi afastado pelo australiano Morgan Cibilic, wildcard na sequência da vitória nos trials. O rookie do ano em 2021 continua a dar água pela barba aos tops mundiais. Recorde-se que há um ano, também como convidado, Morgan alcançou um honroso quinto posto.
As eliminações de Cole Houshmand e de Caitlin Simmers determinaram desde já que o Rip Curl Pro Bells Beach terá novos vencedores face ao verificado em 2024.
Resultados oitavos-de-final femininos:
HEAT 1: Luana Silva (BRA) 13.66 DEF. Molly Picklum (AUS) 12.64
HEAT 2: Lakey Peterson (USA) 13.33 DEF. Sawyer Lindblad (USA) 9.67
HEAT 3: Sally Fitzgibbons (AUS) 12.73 DEF. Caitlin Simmers (USA) 10.10
HEAT 4: Brisa Hennessy (CRC) 9.77 DEF. Bella Kenworthy (USA) 9.33
HEAT 5: Gabriela Bryan (HAW) 15.00 DEF. Nadia Erostarbe (EUK) 10.03
HEAT 6: Isabella Nichols (AUS) 13.67 DEF. Erin Brooks (CAN) 10.03
HEAT 7: Bettylou Sakura Johnson (HAW) 11.17 DEF. Caroline Marks (USA) 9.47
HEAT 8: Tyler Wright (AUS) 12.27 DEF. Ellie Harrison (AUS) 6.13
Heats quartos-de-final:
HEAT 1: Luana Silva (BRA) vs. Lakey Peterson (USA)
HEAT 2: Sally Fitzgibbons (AUS) vs. Brisa Hennessy (CRC)
HEAT 3: Gabriela Bryan (HAW) vs. Isabella Nichols (AUS)
HEAT 4: Bettylou Sakura Johnson (HAW) vs. Tyler Wright (AUS)
Resultados ronda 3 masculina (Heats 1 - 8):
HEAT 1: Ethan Ewing (AUS) 15.00 DEF. Ryan Callinan (AUS) 12.80
HEAT 2: Connor O'Leary (JPN) 13.43 DEF. Marco Mignot (FRA) 12.33
HEAT 3: Kanoa Igarashi (JPN) 16.10 DEF. Liam O'Brien (AUS) 14.33
HEAT 4: Seth Moniz (HAW) 15.70 DEF. Miguel Pupo (BRA) 13.50
HEAT 5: Jordy Smith (RSA) 13.93 DEF. Imaikalani deVault (HAW) 12.17
HEAT 6: Joel Vaughan (AUS) 11.97 DEF. Crosby Colapinto (USA) 11.50
HEAT 7: Morgan Cibilic (AUS) 12.17 DEF. Cole Houshmand (USA) 8.17
HEAT 8: Leonardo Fioravanti (ITA) 14.70 DEF. Alan Cleland (MEX) 14.10
Ronda 3 masculina Heats (9 - 16):
HEAT 9: Italo Ferreira (BRA) vs. Xavier Huxtable (AUS)
HEAT 10: Matthew McGillivray (RSA) vs. Griffin Colapinto (USA)
HEAT 11: Rio Waida (INA) vs. Samuel Pupo (BRA)
HEAT 12: Barron Mamiya (HAW) vs. Ian Gentil (HAW)
HEAT 13: Yago Dora (BRA) vs. Alejo Muniz (BRA)
HEAT 14: Jake Marshall (USA) vs. Joao Chianca (BRA)
HEAT 15: Filipe Toledo (BRA) vs. George Pittar (AUS)
HEAT 16: Jack Robinson (AUS) vs. Jackson Bunch (HAW)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram