Frederico Morais e João Mendonça garantiram na tarde desta Sexta-feira Santa o acesso aos quartos-de-final do Caparica Surf Fest, sexta e última etapa do QS regional europeu 2024/2025.
Em dia feriado, a ação nas ondas da Praia do Paraíso foi apenas retomada durante a tarde, depois de uma manhã marcada pelo mau tempo na sequência da instabilidade meteorológica que tem assolado o território continental português.
Tudo começou com a ronda 4 masculina, na qual Frederico Morais voltou a mostrar-se a um bom nível ao conquistar a bateria inaugural.
A recuperar a melhor forma após um longo período de lesão, Kikas somou 10,03 pts. Para o antigo top mundial, este foi o segundo triunfo em três heats já disputados neste QS3000 para o lado masculino.
"Sabe bem fazer uns heats, especialmente após voltar de lesão, com ondas divertidas e em frente ao público caseiro. Vamos passo a passo. Sinto-me bem e o meu surf tem sido bom", disse o três vezes campeão nacional Open na entrevista pós-heat concedida à World Surf League (WSL).
Já João Mendonça, de 20 anos, conseguiu o passaporte para os quartos-de-final ao obter o segundo posto na quarta e última bateria da ronda 4.
Num heat equilibrado, o jovem surfista da Arrifana mostrou toda a sua conexão com o mar do Praia do Paraíso, liderando grande parte da bateria.
Com um desempenho bastante sólido, Mendonça anotou 12,54 pts para atingir pela primeira vez os 'quartos' de uma etapa do QS regional europeu.
Um destino diferente teve Martim Nunes, o terceiro surfista português presente nesta fase. No terceiro heat, que consagrou o francês Jorgann Couzinet como novo campeão europeu da WSL, o tricampeão nacional Sub-20 não foi além do quarto posto, acabando eliminado do Caparica Surf Fest 2025.
Ainda assim, o 13.º lugar alcançado pelo goofy de 21 anos significa o seu melhor desempenho num QS, até ao momento.
Nos quartos-de-final, apenas a realizar no sábado (dia das finais), os surfistas portugueses terão pela frente adversários franceses, que estão em maioria nesta fase com três atletas em oito.
Logo no primeiro heat, Frederico Morais encontra Charly Quivront. Depois, na terceira bateria, João Mendonça mede forças com o experiente Jorgann Couzinet, que arrecadou o quarto título continental da carreira.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram