Os melhores surfistas europeus estão a postos para disputarem o Caparica Surf Fest, sexta e derradeira etapa do QS regional europeu de 2024/2025.
Mais uma vez é em plena semana da Páscoa que as ondas da Praia do Paraíso recebem este evento com estatuto QS3000 para os homens e QS1000 para as senhoras. Este ano, o QS da Caparica sopra as velas do seu 10.º aniversário.
Com o período de espera de terça-feira a sábado, a prova lusa assume um carácter decisivo, uma vez que vai definir todas as vagas continentais (7 homens + 4 mulheres) para o circuito Challenger Series 2025, que começa em junho na Austrália e onde estará em jogo o acesso ao CT do próximo ano.
A nível nacional, há surfistas portugueses nas coordenadas da qualificação para a Challenger Series. No lado feminino, depois da dominante vitória em Marrocos, Francisca Veselko ocupa o segundo posto do ranking e está virtualmente qualificada.
No setor masculino, Afonso Antunes (vencedor do QS de Pantín) é o melhor colocado, estando bem lançado para a Challenger Series ao ocupar a terceira posição da hierarquia. O grande amigo e campeão nacional Guilherme Ribeiro (19.º) também está na luta, necessitando de um desempenho forte em casa.
Não esquecendo que a vigente bicampeã europeia Yolanda Hopkins, por força de ter terminado no top 10 em 2024, e Frederico Morais, por ter sido top mundial há um ano, estão já qualificados para a Challenger Series.
Se Yo não vai competir nas ondas da Praia do Paraíso, Kikas é um dos 23 surfistas portugueses (14 homens e 9 mulheres) que vai estar em ação no Caparica Surf Fest 2025.
Com o estatuto de top seed, Frederico é um dos seis surfistas nacionais que apenas vai estrear-se na ronda 2, juntamente com Guilherme Ribeiro, Afonso Antunes, Tiago Guerra, Francisco Ordonhas e Francisco Queimado.
Antes, na ronda 1, entram em cena Jaime Veselko, Joaquim Chaves, João Roque Pinho, Luís Perloiro (líder do ranking nacional), Matias Canhoto, João Maria Mendonça, Martim Nunes e Salvador Alves.
No lado feminino, a ronda inaugural ditará o arranque de campeonato para a jovem Maria Salgado e Camila Cardoso.
Depois, na ronda 2, estreiam-se Francisca Veselko, Maria Dias, Teresa Bonvalot, Constância Simões, Gabriela Dinis, Mafalda Lopes e Lua Escudeiro.
Recorde-se que as últimas quatro edições do Caparica Surf Fest tiveram triunfo português no lado feminino, com as conquistas de Teresa Bonvalot (2021, 2022 e 2024) e da local Mafalda Lopes em 2023.
Esta terça-feira, a primeira chamada na Praia do Paraíso está marcada para as 7h30 (hora de Portugal continental).
Para estes primeiros dias da janela de espera, as previsões não são as mais animadoras, mas tudo parece que vai melhorar para o final da semana.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam
Segue o Beachcam.pt no Instagram