Depois de Frederico Morais, também Yolanda Hopkins tem de ir à repescagem do MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial de surf de 2025.
Única representante lusa no quadro feminino, usufruindo de um wildcard, Yo entrou em ação na terceira bateria da ronda 1.
Disputado com condições desafiantes, este foi um heat muito especial. A atual bicampeã europeia da World Surf League (WSL) defrontou a vigente campeã mundial Caitlin Simmers e a francesa Johanne Defay, que conquistou a prova de Supertubos no ano passado e está a competir grávida de 16 semanas.
Sem surpresa, Simmers, que comanda a hierarquia mundial, dominou a disputa. A número 1 do ranking e do heat selou o triunfo com o score combinado de 10,24 pts. Desta forma, coube a Yolanda e Johanne a luta pelo segundo posto, que garantia o derradeiro bilhete direto para a ronda 3.
O duelo europeu foi disputado até à última onda surfada, com trocas de posições, acabando Defay (7,97 pts) por levar a melhor sobre Hopkins (7,64 pts). Foram apenas 0,33 pts que separaram as duas surfistas.
Para Yolanda, a bateria não foi fácil desde o início, numa constante adaptação ao desafiante mar de Supertubos.
"Estavam condições bastante difíceis, deu para reparar mesmo na praia. O vento estava bastante agressivo. No início do heat não sei o que se passou. Fiquei presa no inside e não consegui passar lá para fora. Perdi à volta de cinco/sete minutos e acho que isso puxou-me um bocadinho para trás. Tive de recuperar o ritmo", começou por explicar Yolanda Hopkins em conversa com os jornalistas após a fecho do heat.
"Depois, acho que consegui fazer umas manobras. A esquerda que falei com o meu treinador (ndr: John Tranter) era a onda que íamos à procura, mas deixou de entrar. Começaram a chegar direitas e tive de me adaptar ao oceano. Mesmo assim não apanhei nenhuma onda que desse para mostrar o meu surf. No fim, a Johanne ainda conseguiu dar aquelas duas manobras. Acho que se isso não tivesse acontecido, tinha passado o heat", analisou a surfista algarvia.
Na ronda de repescagem, Yolanda Hopkins está inserida logo no primeiro heat, juntamente com a costarriquenha Brisa Hennessy e a jovem rookie norte-americana Bella Kenworthy.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram