Para esta segunda-feira, o boletim indicava o significativo agravamento das condições meteorológicas em Portugal continental e do mar devido aos efeitos da passagem da depressão Laurence.
Ao início da tarde, o temporal fez-se sentir em Peniche, que por estes dias recebe o MEO Rip Curl Pro Portugal, terceira etapa do circuito mundial de surf de 2025.
Mais do que a muita chuva que caiu, o mar grande e tempestuoso aliado ao vento forte onshore influenciaram as condições do lineup de Supertubos e não possibilitaram a continuidade da prova lusa na água.
O swell entrou em força na bancada dos Super, numa situação de total contraste com aquela que foi vivida durante a manhã, marcada pela.... falta de ondas. Tudo mudou em poucas horas, com a chegada da tempestade Laurence.
Poucos minutos após a paragem ainda efetuou-se uma chamada, mas o destino da jornada competitiva estava traçado. Não restou outra solução à organização do que dar por terminado mais cedo o terceiro dia de competição.
A ação parou em definitivo após o terceiro heat da ronda 3 masculina, no qual o brasileiro Yago Dora derrotou o compatriota Samuel Pupo. Os australianos Jack Robinson e Liam O'Brien venceram as outras baterias levadas a cabo.
Desta forma, dos 20 heats em agenda apenas foram realizados oito, correspondentes aos quartos-de-final femininos e às já três mencionadas baterias da ronda 3 masculina. Estão por disputar mais 13 heats desta fase, a primeira com confrontos 'man-on-man'.
Assim, a próxima chamada acontece esta terça-feira às 6h45 (hora de Portugal continental) para potencial início de ação às 7h05.
Com a interrupção verificada, fica colocada de parte a hipótese do campeonato terminar já esta terça-feira. O período de espera prolonga-se até ao 25 de março, o que deixa a organização ainda com bastante margem de manobra para fechar a 16.ª edição do MEO Rip Curl Pro Portugal. Swell não parece que vá faltar. A grande questão está relacionada com o vento.
As sucessivas tempestades previstas para os próximos dias prometem tornar tudo mais complicado de gerir, nunca esquecendo que este é um evento com palanque móvel. Isto é, a organização pode determinar que a ação ocorra fora de Supertubos. O ano passado tal situação aconteceu com a passagem pelo Molhe Leste.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram