Estamos a menos de 24 horas do início da Liga MEO Surf versão 2025.
A 15.ª edição da competição que define os títulos máximos do surf nacional arranca com o Allianz Figueira Pro, primeira de cinco etapas em agenda.
Depois de um longo defeso, os tops nacionais encontram-se nas conhecidas direitas da Praia do Cabedelo, que recebeu a melhor etapa do ano passado, segundo eleição dos atletas.
A primeira chamada acontece às 7h00 (hora de Portugal continental) desta sexta-feira, dia 28 de março.
De acordo com a previsão, a nova temporada vai começar com boas ondas, num evento que prolonga-se até domingo.
“Temos ondulação para os três dias de prova, com vento favorável e com bom tempo. Penso que estão reunidas todas as condições para termos um grande início da Liga MEO Surf e para os melhores surfistas portugueses elevarem o nível nas ondas de Cabedelo", explicou Francisco Morgado em comunicado oficial da Associação Nacional de Surfistas.
Pelo quarto ano consecutivo, o tiro de partida para a corrida aos títulos nacionais Open é dado no Cabedelo. Praia que em 2020 recebeu o primeiro campeonato de surf em todo o mundo após o confinamento derivado da Covid-19.
Para este primeiro dia de competição do ano, o plano de festas contempla a realização dos trials masculinos assim como as rondas inaugurais dos homens e mulheres.
O quadro de competição (masculino + feminino) já é conhecido, nesta que é a 12.ª visita da Liga MEO Surf à Figueira da Foz.
Nota naturalmente para o regresso de Frederico Morais. Em caso de vitória, Kikas torna-se no recordista de triunfos da prova masculina, com três conquistas.
Envergando a licra amarela, Guilherme Ribeiro e Teresa Bonvalot iniciam a defesa dos títulos nacionais conquistados na última campanha.
Em competição, estarão igualmente vários surfistas locais que irão, certamente, aproveitar o conhecimento da onda do Cabedelo para colocar os tops nacionais em dificuldades.
O experiente Ivo Cação é o líder da 'armada figueirense', a quem se juntam jovens talentos como Gabriel Simões, Laura Lobo ou Tomás Garcia.
Dadas as "condições ideais" que se esperam, Cação diz estar "confiante de que este será um evento marcante", pelo que "muito provavelmente será eleita a melhor etapa do ano novamente pelos atletas".
“É ótimo ver que a Figueira da Foz continua a desempenhar um papel importante no mundo do surf e é incrível ter uma etapa do circuito nacional aqui. A presença deste campeonato certamente traz mais vida e movimento à comunidade local. Competir em casa é sempre especial, pois posso contar com o apoio local de família e amigos. Estou confiante de que, com as previsões, terei a sorte de apanhar ondas boas, onde o meu tipo de surf se encaixa", considera o top 25 da Liga MEO Surf 2024.
O Allianz Figueira Pro é, simultaneamente, a primeira de três etapas da Allianz Triple Crown, o já histórico sub-troféu que distingue os surfistas que obtenham os melhores resultados no conjunto das etapas da Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram