Francisca Veselko venceu ao início da tarde deste domingo o Allianz Figueira Pro, a etapa inaugural da Liga MEO Surf de 2025.
Nas direitas da Praia do Cabedelo, que estiveram em altas durante o campeonato, a ex-campeã mundial Júnior da World Surf League (WSL) deu continuidade a um muito forte início de temporada de 2025.
Kika está invicta, levando por vitórias os dois campeonatos que disputou até ao momento.
Depois da categórica vitória no QS de Taghazout, que permitiu assegurar antecipadamente a qualificação para o circuito Challenger Series, a duas vezes campeã nacional Open manteve agora a bitola dentro de portas, numa onda que gosta bastante.
Outra vez com o surf muito afiado e implacável, fez as quatro melhores (!) pontuações combinadas e duas melhores ondas da prova feminina, Veselko conquistou pela segunda vez o campeonato realizado na icónica Praia do Cabedelo, repetindo o sucesso obtido em 2022.
Curiosamente, a nova detentora da licra amarela derrotou sempre nas finais a vigente campeã nacional Teresa Bonvalot, impedindo agora o 'penta' de triunfos da goofy de 25 anos. Teresa é recordista absoluta de vitórias no evento.
Neste dia final do Allianz Figueira Pro, a irmã de Jaime Veselko entrou forte ao derrotar a jovem Maria Salgado nas meias-finais, somando 15,75 pts contra os 11,40 pts da adversária de Santa Cruz.
Na outra meia-final, Teresa Bonvalot (11,85 pts) levou a melhor diante de Gabriela Dinis (8,40 pts), vencedora do Allianz Figueira Pro em 2023.
No decisivo duelo entre as duas últimas campeãs nacionais, Kika Veselko mostrou-se forte desde o início, conseguindo logo uma onda de 7,25 pts à qual juntou outra de 7,50 pts.
Desta forma, a surfista de 21 anos obteve a pontuação combinada de 14,75 pts em 20 possíveis contra os 12,25 pts de Bonvalot, que não conseguiu contrariar a superioridade de uma das adversárias que mais dores de cabeça tem dado nos últimos anos.
Depois de selada a conquista, a vice-campeã nacional foi convidada a relatar as incidências do heat aos microfones da 'Sport TV'. "Nem me estou a lembrar", começou por referir, entre risos.
"Já disse várias vezes... é uma onda que gosto muito. Adoro surfar para a direita. Senti-me conectada. Saio daqui com a vitória numa final bem disputada com a Teresa. Cometi um erro com a prioridade, mas acabou por dar certo", explicou.
Kika mostrou-se satisfeita pela vitória e pela recompensa inerente a esta conquista: voltar a envergar a licra amarela.
"Já não a visto há bastante tempo. É sempre bom ter uma licra com o nosso nome. Estou a começar o ano da maneira que gostava. O objetivso agora é manter a consistência", confidenciou a surfista que também assumiu o comando da Allianz Triple Crown, o histórico sub-troféu que engloba as três etapas que têm a seguradora germânica como patrocinador principal.
Depois do arranque de campanha na região Centro, a Liga MEO Surf ruma a Norte para o Somersby Porto Pro, a disputar de 25 a 27 de abril.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram