O Allianz Figueira Pro continuou este sábado na Praia do Cabedelo, que conforme esperado voltou a entregar ondas com bastante potencial aos melhores surfistas nacionais.
Espetáculo não faltou num dia longo e pleno: houve boas ondas, sol e temperatura primaveril. Completaram-se as rondas 2 e 3 dos setores masculino e feminino, num total de 18 heats.
O segundo dia de competição desta que é a etapa inaugural da Liga MEO Surf de 2025 ficou marcado pelo 'assalto ao poder' da nova geração do surf luso, bem como pelo afastamento do campeão nacional Guilherme Ribeiro.
Gui ficou pelo caminho no segundo heat da ronda 3, naquele que foi um dos confrontos mais equilibrados da jornada. Os jovens João Maria Mendonça e Francisco Mittermayer foram os responsáveis pela eliminação do duas vezes campeão nacional Open.
Esta mesma ronda 3 ditou a eliminação de Tomás Fernandes, campeão do Allianz Figueira Pro em 2024. Os 'carrascos' de Tomás foram Afonso Antunes e Martim Nunes, tricampeão nacional Sub-20.
Com as saídas de cena de Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes, bem como de Frederico Morais na véspera, já é certo que o Allianz Figueira Pro terá um vencedor inédito no setor masculino.
Existem fortes possibilidades do campeão a coroar neste domingo ser proveniente da nova geração do surf português.
Somente dois surfistas acima de 21 anos conseguiram o passaporte para os quartos-de-final. Luís Perloiro, de 26 anos, é o surfista mais 'veterano'. O germânico Dylan Groen, de 24 anos, vai ser o outro competidor a tentar contrariar o grande momento da juventude, numa altura em que a média de idade dos competidores ainda em prova é de 21,25 anos.
Nesta jornada, o surfista que mais brilhou foi Francisco Ordonhas, de 19 anos. O atual campeão europeu Júnior da World Surf League (WSL) protagonizou as duas melhores performances deste sábado e avançou a todo o gás para os quartos-de-final.
O goofy de Cascais venceu o heat 6 da ronda 2 com um total de 16,00 pts, graças a uma onda na casa da excelência, de 8,25 pts. Mais tarde, na ronda 3, o jovem competidor voltou a exibir-se a grande nível, somando 15,75 pts em 20 possíveis.
Na prova feminina, o nível também esteve altíssimo, com as duas grandes candidatas ao título nacional a afirmarem-se a caminho das meias-finais.
A campeã nacional Teresa Bonvalot somou dois triunfos acima dos 12 pts, mas teve uma resposta à altura por parte de Francisca Veselko, que na ronda 3 protagonizou a melhor performance feminina do evento até ao momento, com 16,25 pts, e também a melhor onda, com 8,75 pts. Depois do categórico triunfo no QS de Taghazout, Kika está a dar continuidade a um forte início de temporada.
A nova geração feminina completa o restante lote de semifinalistas, com Maria Salgado, de 18 anos, e Gabriela Dinis, de 20 anos. Deste lote de quatro atletas somente Maria Salgado nunca conquistou a etapa figueirense.
Ao final da tarde realizou-se ainda a Expression Session. O triunfo sorriu a Jaime Veselko, irmão de Kika Veselko, que voou mais alto do que a concorrência.
Para este domingo, dia das finais, a chamada está marcada apenas para as 9h00 (hora de Portugal continental).
O Cabedelo deverá voltar a oferecer condições de qualidade para coroar os campeões do Allianz Figueira Pro, que também assumirão o comando dos rankings nacionais.
Referir ainda que antes da ida para a água das finais será realizada uma homenagem ao malogrado Abílio Pinto, com a realização de um minuto de silêncio na histórica praia figueirense.
Programa:
09h00 – Call terceiro dia de competição (sujeito a confirmação)
14h00 – Homenagem a Abílio Pinto (antes do início das finais)
14h00 – Finais do Allianz Figueira Pro
15h00 – Cerimónia de Entrega de Prémios do Allianz Figueira Pro
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram