Tem início marcado para sexta-feira o Allianz Figueira Pro, etapa que marca o início da Liga MEO Surf versão 2025.
Cada vez mais perto da abertura de hostilidades nas direitas da Praia do Cabedelo, esta terça-feira foi conhecido o quadro de competição (masculino e feminino) da prova figueirense.
Entre os homens, a grande notícia é a inclusão de Frederico Morais. Quase dois anos depois da última aparição, o três vezes campeão nacional Open volta a participar numa etapa da circuito que define os títulos máximos do surf nacional.
A última participação de Kikas data de abril de 2023, altura em que disputou-se o Joaquim Chaves Saúde Porto Pro.
“É ótimo poder voltar à Liga MEO Surf. É um circuito que tem um nível bastante elevado, que vai puxar por mim e estar na minha melhor forma, numa altura em que estou em processo de recuperação de uma lesão no tornozelo", refere o surfista que recentemente regressou à competição no MEO Rip Curl Portugal, a etapa lusa do CT.
Frederico diz que parte de "mente aberta" para a Figueira da Foz, onde triunfou em 2012 e 2020. Na sua última participação, em 2023, obteve o terceiro posto, fruto de ter atingido as meias-finais. Agora, não há qualquer "resultado específico em mente".
"Quero testar e forçar o meu pé. Espero sentir mais confiança no meu pé. Estou muito feliz por poder estar de regresso à competição em terras nacionais e com todos os fãs a ver", afirmou em comunicado oficial da Associação Nacional de Surfistas (ANS).
Com o foco na requalificação para o CT via circuito Challenger Series, o ex-top mundial considera que esta é uma "boa forma de começar a aquecer os motores para as provas internacionais, depois de ter tido uma primeira aproximação à competição em Peniche, após ter estado parado por lesão durante três meses".
Testar a condição do pé nas ondas do Cabedelo para apresentar-se não a 100, mas a "110% quando começar o circuito Challenger Series. O meu objetivo para este ano é requalificar-me para o circuito mundial e sinto que serei capaz de fazê-lo".
Na ronda inaugural do Allianz Figueira Pro, Frederico Morais está inserido logo na terceira bateria. O surfista de 33 anos vai medir forças com Luís Perloiro, Francisco Queimado e João Ladeira. Os dois primeiros classificados prosseguem em prova.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram