A edição de 2024 do Capítulo Perfeito tinha ficado para a história ao ter pela primeira vez presença feminina, com a inclusão da antiga campeã nacional Francisca Veselko no heat draw.
Desta feita, na 11.ª edição que celebrou-se no passado sábado nos tubos da Praia de Carcavelos, a inclusão das senhoras fez-se sentir com uma bateria especial 100% feminina, algo inédito na já longa história do evento organizado por Rui Costa.
A bicampeã europeia da WSL Yolanda Hopkins, Maria Salgado, Gabriela Dinis e Camila Cardoso deram ao heat que fica para a história da competição.
As jovens Maria e Gaby tomaram o lugar de Kika Veselko e Mafalda Lopes, que por estes dias encontram-se em Marrocos para participar no Pro Taghazout Bay, etapa a contar para o QS regional europeu.
Disputado antes da final, que consagrou o norte-americano Cam Richards, o heat foi marcado por condições desafiantes e magras pontuações combinadas por parte das atletas.
Sempre muito destemida na hora de entubar e com apetite tubular., Yolanda Hopkins garantiu o triunfo no mais famoso beach break lisboeta, com o score de 5,4 pts. Isto apesar das dificuldades sentidas para estar enquadrada com as águas de Carcavelos.
"Sempre quis participar no Capítulo Perfeito. É muito especial, não me posso queixar. Foi uma oportunidade para desenvolvermos o surf feminino português. Acho que é um passo muito importante. Estava fora do ritmo do mar, mas consegui fazer uns drops bastante pesados. Adoro tubos: é a minha manobra favorita", afirmou a primeira e até ao momento única diplomada olímpica da história do surf português.
"Fiquei muito feliz por ter sido escolhida e fazer parte deste momento. Estava agora a falar com o meu treinador que foi incrível a vibe entre as surfistas dentro de água. Puxámos umas pelas outras e só queríamos apanhar as melhores ondas possíveis", contou a campeã nacional Open em 2019.
Fruto da vitória alcançada nos cilindros de Carcavelos, Yolanda Hopkins foi premiada com uma viagem dupla de 10 dias nas ilhas Mentawai, na Indonésia, além de arrecadar 1000 euros em prémios.
O segundo posto da bateria especial feminina ficou na posse de Maria Salgado, com 4,14 pts. Camila Cardoso (3,54 pts) e Gabriela Dinis (3,1 pts) ocuparam a terceira e quarta posições, respetivamente.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram