Quinta e penúltima etapa do QS regional europeu versão 2024/2025, o Pro Taghazout Bay prosseguiu este domingo com o segundo dia de competição.
Anchor Point, palco desta evento com estatuto QS3000, continuou a oferecer boas e direitas aos melhores surfistas europeus, numa jornada complicada para as cores nacionais.
Apenas três surfistas portugueses conseguiram seguir em frente no evento marroquino. Estes foram: o vigente campeão nacional Guilherme Ribeiro, Luís Perloiro e a jovem Constância Simões.
Entre as eliminações registadas, destaque naturalmente para o precoce afastamento de Afonso Antunes, que chegou a Taghazout no segundo lugar do ranking continental, posição que está agora em risco.
Em Anchor Point, a jornada começou com a conclusão da ronda 2 masculina. Aí, o jovem Martim Fortes venceu a sua bateria e manteve-se em prova. Noutro heat, o ex-campeão nacional Joaquim Chaves e João Mendonça foram eliminados.
A ronda 3 marcou a entrada em cena dos cabeças-de-série, com Guilherme Ribeiro a ser o primeiro luso a aceder à fase seguinte, numa bateria em que deixou o compatriota Matias Canhoto fora de prova.
Luís Perloiro também logrou a passagem à ronda 4, tendo igualmente contribuído para a eliminação de um compatriota, no caso Afonso Antunes, que ficou a 0,6 pts de 'Lula' e assim manter-se em competição.
Eliminada também foi Francisco Ordonhas, que é o detento do título europeu Júnior da World Surf League (WSL). Realizaram-se oito das 16 baterias em agenda para a ronda 3, com Martim Fortes a aguardar ainda pelo seu heat.
Este domingo, também assinalou a estreia da prova feminina. Na ronda inaugural, Constância Simões assegurou lugar na ronda seguinte, enquanto Mariana Pereira Melendez foi afastada da competição.
Constância juntou-se à atual campeã nacional Teresa Bonvalot, a Mafalda Lopes e a Francisca Veselko, que usufruem do estatuto de cabeças-de-série e têm entrada direta na ronda 2.
Recorde-se que o Pro Taghazout Bay tem o período de espera até ao próximo sábado, dia 1 de março. Para esta segunda-feira, em Marrocos, a chamada acontece bem cedo pela manhã: às 5h45 (hora de Portugal continental).
A previsão indica a descida do mar, mas as direitas de Anchor Point deverão continuar a rolar com qualidade.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram