Etapa inaugural do circuito mundial de bodyboard de 2025, o Morocco World Bodyboard Championship prosseguiu esta sexta-feira com o terceiro dia de competição.
Nas ondas de Anza Beach, nos arredores da cidade marroquina de Agadir, a jornada foi bastante curta, pois foram somente realizadas as duas baterias correspondentes à ronda de repescagem feminina.
Aí, tivemos em ação as cinco bodyboarders portuguesas presentes, com três das quais a conseguirem a qualificação para a ronda 5.
No primeiro heat, Joana Schenker e a campeã nacional Luana Dourado, de apenas 15 anos, obtiveram a passagem à fase seguinte.
Curiosamente, as duas bodyboarders fizeram o mesmo score combinado (11,9 pts), mas Joana levou a melhor sobre Luana, uma vez que a sua melhor onda teve a pontuação mais elevada: 6,75 pts contra 5,6 pts.
A brasileira Bianca Simões (10,9 pts) e a portuguesa Alice Teotónio (6,4 pts) ocuparam a terceira e quarta posições, respetivamente, tendo sido eliminadas do evento marroquino.
Na bateria seguinte, Filipa Broeiro também conseguiu meter-se na ronda 5 ao terminar no segundo posto. A antiga campeã nacional e europeia somou 13,25 pts, ficando atrás da lendária Neymara Carvalho (13,3 pts), que venceu a disputa.
A lusa Teresa Padrela (11,7 pts) e a chilena Valentina Diaz (3,00 pts) ficaram pelo caminho.
Na ronda 5, que antecede os quartos-de-final, Filipa Broeiro será a primeira bodyboarder portuguesa em entrar em cena e logo num confronto bastante exigente.
Na segunda bateria, a competidora da Ericeira defronta a vigente campeã mundial Maíra Viana e a antiga campeã do mundo Alexandra Rinder.
Por sua vez, no quarto e último heat, Joana Schenker e Luana Dourado voltam a dividir o lineup de Anza Beach, desta vez com a companhia da nipónica Namika Yamashita.
Com as duas primeiras classificados a seguirem para os 'quartos', já é certo que haverá pelo menos uma bodyboarder portuguesa nessa fase.
Entre os homens, que esta sexta-feira não competiram, Joel Rodrigues é o único luso em prova, encontrando-se já na ronda 6.
Com período de espera a estender-se até ao dia 16 de fevereiro, o Morocco World Bodyboard Championship tem agora dois lay days consecutivos pela frente devido ao significativo decréscimo do swell em Anza Beach.
A próxima chamada está apenas agendada para segunda-feira.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram