Uma estação automática para a previsão do risco de incêndio rural já está a funcionar na Tapada do Mouco, na Serra de Sintra, integrada na rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“O concelho de Sintra passa, assim, a dispor de um recurso que complementa a rede de monitorização do IPMA e aumenta a eficácia dos sistemas de aviso e alerta em matéria de risco de incêndio e outros eventos adversos”, refere a Câmara Municipal de Sintra em nota.
O novo equipamento contribui para “a proteção da população e dos valores ambientais, culturais e turísticos que caracterizam a região”, acrescentou.
As estações meteorológicas automáticas do IPMA, recorrendo à utilização de um conjunto de instrumentos, “medem diversas variáveis”, nomeadamente, a temperatura e a humidade relativa do ar, a temperatura do ar a uma altura de cinco centímetros “e a temperatura do solo, a precipitação pluviométrica, a pressão atmosférica, o vento, e a radiação solar global”.
“De 10 em 10 minutos, registam os elementos meteorológicos principais e elaboram de forma automática mensagens em forma de código que são enviadas à escala horária para a sede do instituto e difundidas internacionalmente”, explica-se na nota.
O presidente da Câmara de Sintra, Basílio Horta (PS), citado no comunicado, sublinhou que o equipamento “permitirá avaliar com mais precisão e rapidez as condições climatéricas no perímetro florestal da Serra de Sintra”.
“Este equipamento será essencial para a tomada de decisão das autoridades no que diz respeito aos condicionamentos de circulação em caso de risco de incêndio ou de eventos atmosféricos adversos”, salientou o autarca.
A instalação da estação meteorológica automática da Tapada do Mouco, realizada em parceria pelo IPMA, Parques de Sintra-Monte da Lua e Câmara de Sintra integra-se no projeto Clima.AML, da Área Metropolitana de Lisboa, no âmbito do Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas.
Além da estação automática da Tapada do Mouco, o município de Sintra já possui outros dois equipamentos na escola EB2 do Algueirão, em Algueirão-Mem Martins, e na Estação Elevatória da Venda Seca, em Belas, estando ainda prevista outra estação no posto de vigia de Nafarros.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram