Houve vitória portuguesa na quinta edição do TUDOR Nazaré Big Wave Challenge, que celebrou-se esta quinta-feira nas ondas grandes da icónica Praia do Norte.
O luso Nic von Rupp, de 34 anos, em conjunto com o francês Clement Roseyro foram os grandes vencedores a nível coletivo do prestigiado evento especial de tow-in, que reuniu 18 big riders convidados, divididos por nove formações.
Se nos edições anteriores, tivemos o eixo Havai-Brasil a superiorizar-se, desta vez a história a contar é bem diferente do que estamos habituados. Nas agitadas águas do Canhão, os surfistas europeus deram um grito de revolta e limparam os três prémios em jogo.
Nicolau repetiu o triunfo já registado em 2022, então fazendo dupla com o brasileiro Lucas Chumbo. Curiosamente, o big rider da Praia Grande contribuiu agora para o fim da 'ditadura' de Chumbo na arena nazarena.
Num dia em que a Praia do Norte entregou massas de água desafiantes aos destemidos big riders, entre os 25 e 35 pés de acordo com a organização, Nicolau e Clement dominaram de A a Z o evento luso.
Inseridos na bateria inaugural da competição, a dupla luso-francesa tomou aí o comando e não mais o largou, chegando mesmo a reforçar o mesmo após a segunda e última apresentação (disputaram-se seis heats de 40 minutos).
Com o score combinado de 37,87 pts, Nic von Rupp e Clement Roseyro tornaram-se na primeira dupla oriunda do velho continente a triunfar em termos coletivos. Saborosa recompensa para um duo que tem-se afirmados nas pesadas sessões realizadas na Praia do Norte e na edição transata já tinha roçado a vitória ao ficar no segundo posto, naquela que foi a estreia como conjunto. Agora, chegou o prémio maior.
E as conquistas não ficaram por aqui, pois Clement Roseyro, de 25 anos, levou para casa o prémio de melhor performance masculina, com o score combinado de 21,83 pts, fazendo também história como o primeiro surfista europeu a vencer tal distinção.
Lucas Chianca (18,67 pts) e o estreante escocês Ben Larg (16,63 pts) - que tomou o lugar de Garrett McNamara - ocuparam a segunda e terceira posições, respetivamente.
No leaderboard, os dois portugueses em prova, Nic von Rupp e António Laureano, ficaram no quinto e 15.º lugares, respetivamente.
A força do surf francês de ondas grandes também foi evidenciada entre as senhoras, com a regressada Justine Dupont - falhou a última edição por estar grávida - a conquistar o prémio de melhor performance feminina com a pontuação combinada de 19,06 pts.
Justine derrotou a experiente brasileira Michelle des Bouillons (13,03 pts) e a rookie britânica Laura Crane (4,71 pts), que fez equipa com o jovem António Laureano, onde o azar voltou a bater à porta deste, com a lesão da parceira. Para Justine, esta foi a terceira vitória em cinco edições na categoria feminina.
Fora do lote dos vencedores, ficou a tropa brasileira, com particular destaque para Lucas Chumbo, o 'senhor Nazaré'. Pela primeira vez em toda a história da competição, o mano do top mundial João Chianca não arrecadou qualquer prémio em disputa.
Em termos coletivos, esta é também a primeira edição em que o surfista brasileiro não figura na equipa vencedora. Ao lado do compatriota, alcançaram o segundo posto, com 35,20 pts. Atrás ficaram, o veterano Andrew Cotton e Ben Larg, com 31,72 pts, numa tabela classificativa que foi fechada pela dupla António Laureano e Laura Crane (12,18 pts).
Menção ainda para desempenho mais apagado de um dos big riders que mais espetáculo dá a cada passagem pela Praia do Norte: Kai Lenny.
O famoso waterman havaiano, que já há muito não visitava as ondas grandes do Canhão, não foi além do sétimo posto e do quinto lugar coletivo ao lado de outro havaiano natural de Maui: Ian Walsh.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram