Num evento dominado em toda a linha pelo surf europeu, que bateu pé à armada brasileira, houve vitória portuguesa no TUDOR Nazaré Big Wave Challenge versão 2024/2025.
Pela segunda vez nas três últimas edições, Nic von Rupp venceu o evento em termos coletivos. Desta feita, ao lado do francês Clement Roseyro, que arrecadou o prémio de melhor performance masculina.
"Esta é para Portugal, com muito orgulho. Estou super feliz. Tivemos toda a temporada a treinar imenso, independentemente das condições: estivessem ondas grandes, gigantes de 30 metros, offshore, onshore. Sinto que a nossa equipa esteve com tudo. O ano passado ficámos em segundo lugar, soube a pouco, mas este ano conseguimos vencer", disse Nicolau em conversa com os jornalistas depois de selado o saboroso triunfo.
Na hora de nova consagração no "spot mais desafiante do mundo", que em dia de campeonato apresentou "condições muito complicadas", o big rider da Praia Grande considera que "todos os surfistas que estão cá são os reis da Nazaré".
"A Nazaré não tem rei, o rei da Nazaré é a própria onda, que não tem comparação com outras ondas do mundo", entende.
Sobre o segredo do sucesso ao lado de Clement Roseyro, numa formação que conta ainda com os valiosos contributos de Tó Cardoso e Caio Soriano, o goofy de 34 anos é bastante claro. "Treino, acima de tudo. São horas e horas dentro de água."
Diz o big rider português que para "ganhar este campeonato, não é preciso ser só bom surfista. É necessário ser bom piloto, ter uma equipa sólida a treinar constantemente e conhecer as condições. Quem conhece melhor a onda e eleva o patamar em termos de performance, consegue superiorizar-se".
Nic von Rupp aproveitou ainda a ocasião para reivindicar a força do surf português nas ondas grandes da Praia do Norte.
"Não foram as maiores condições que já tivemos. No final de janeiro, tivemos condições de quase 30 metros. Na altura, falou-se que o brasileiro tinha surfado a maior onda, mas fomos nós os portugueses que estávamos lá a representar e a apanhar as maiores ondas”, sublinhou.
“É assim que isto muda, este estigma de que os brasileiros é que mandam aqui. Isso não é verdade, os portugueses é que mandam aqui. Isto é nosso! As ondas são nossas e estamos aqui para surfar as maiores ondas e para ganhar este campeonato. Vamos com tudo, embora Portugal", concluiu.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram