Esta segunda-feira, apenas quatro surfistas portugueses estiveram em ação em novo dia de competição nas direitas de Anchor Point, palco do Pro Taghazout Bay, quinta e penúltima etapa do QS regional europeu de 2024/2025.
A jornada traduziu-se em 50% de sucesso para as cores nacionais, com o surf feminino em destaque.
Na ronda 2, aquela que marca a estreia das cabeças-de-série, Mafalda Lopes e a vigente campeã nacional Teresa Bonvalot garantiram lugar na ronda 3.
Ambas, competiram no quinto heat, no qual Mafalda Lopes levou a vitória no último suspiro do desafio. Não obstante o corte profundo no pé esquerdo sofrido há dias durante o free surf, que chegou a deixar em dúvida a sua presença no evento, Mafalda conseguiu exibir a melhor versão do seu surf.
A ex-campeã europeia Júnior da WSL fez o score combinado de 11,20 pts para garantir a vitória na bateria. A compatriota Teresa Bonvalot, que está a competir pela primeira vez em Marrocos, ficou com a vice-liderança, somando 9,90 pts.
Curiosamente, Mafalda e Teresa tiveram a mesma pontuação na melhor onda efetuada: 6,17 pts. Porém, o backup (5,03 pts) da surfista da Caparica foi mais elevado, possibilitando ficar com o primeiro posto. As francesas Bahia Frediani (9,10 pts) e Lilou Rumiel (6,90 pts) foram as competidoras eliminadas neste heat.
Antes, na segunda bateria, a ex-bicampeã nacional Sub-16 Constância Simões tinha sido eliminada. Por fazer a estreia, está Francisca Veselko. A duas vezes campeã nacional Open irá competir na oitava e última bateria da ronda, que deverá ser realizada esta terça-feira.
No setor masculino, houve apenas lugar à conclusão da ronda 3, com a realização de oito heats. O atual campeão nacional Sub-18 Martim Fortes foi o único luso a vestir a licra de competição, tendo estado na água logo no heat inaugural da jornada, bem cedo pela manhã. Martim ficou a menos de 1,0 pt de manter-se em prova.
Desta forma, a representação portuguesa entre os homens está cingida ao vigente campeão nacional Guilherme Ribeiro e a Luís Perloiro, ambos qualificados para a ronda 4 da prova cujo período de espera estende-se até sábado.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram