O segundo dia de competição do estreante Surf Abu Dhabi Pro teve a entrada em cena das melhores surfistas do planeta, naquela que foi uma jornada amplamente dedicada à prova feminina, com a realização da ronda 1 e de repescagem, esta já de noite.
Tal como aconteceu na véspera com os homens, surfaram-se dezenas de ondas, neste caso 96, mas não houve uma única performance de excelência (8 a 10 pontos) por parte das atletas.
Na piscina de ondas artificiais do Surf Abu Dhabi, na ilha de Hudayriat, a melhor onda do dia foi uma esquerda de 7,23 pts surfada pela australiana Molly Picklum, de 22 anos. Diz a velha frase que quem canta, seus males espanta. Parece que a receita resultou com Molly ao cantar antes de vestir a licra de competição.
Na terceira bateria da ronda 1, 'Pickles' anotou a pontuação combinada mais elevada da jornada feminina, somando 13,83 pts, o que permitiu bater duas surfistas gaulesas: a rookie Vahine Fierro e a experiente Johanne Defay.
Esta ronda inaugural, na qual as vencedoras dos seis heats disputados avançaram diretamente para os quartos-de-final, ficou claramente marcada pelo facto do que a juventude bateu mais uma vez o pé às veteranas do circuito mundial de surf. Tendência que também verificou-se na repescagem, com a eliminação de todas as surfistas mais experientes nestas andanças.
Na ronda 1, a surfista mais velha a vencer foi a campeã olímpica Caroline Marks, com apenas 23 anos de idade, curiosamente celebrados na última sexta-feira, dia de São Valentim.
As competidoras norte-americanas estiveram em bom plano, uma vez que a vigente campeã mundial Caitlin Simmers e a rookie Bella Kenworthy, de 18 anos, também conseguiram conquistar as suas baterias, sendo que para Bella este foi o primeiro triunfo em heats do CT.
A prodígio canadiana Erin Brooks, de 17 anos, e a havaiana Gabriela Bryan, rookie do ano em 2022, foram as restantes vencedoras dos heats.
Mais tarde, disputou-se a ronda de repescagem, na qual uma dúzia de surfistas lutaram por somente dois lugares de acesso aos 'quartos'.
Valendo a melhor nota, após uma onda surfada para a direita e outra para a esquerda, a norte-americana Sawyer Lindblad e Vahine Fierro conseguiram o prémio mais desejado, isto é, superar a repescagem e consequentemente garantir a manutenção em prova.
Com 7,00 pts numa esquerda, Sawyer, estreante do ano em 2024, fez mesmo debaixo dos holofotes uma das melhores ondas do dia.
Desta forma, a ronda de repescagem ditou o afastamento precoce de surfistas com bastante 'pedigree' de CT como é o caso da brasileira Tatiana Weston-Webb, da norte-americana Lakey Peterson, de Johanne Defay, da costarriquenha Brisa Hennessy e das australianas Sally Fitzgibbons e Tyler Wright.
A eliminação de primeira de Tyler Wright faz com que a licra amarela, símbolo de comandante da hierarquia mundial, mude de corpo após o Surf Abu Dhabi Pro.
À semelhança do que ocorreu no setor masculino, com o havaiano Barron Mamiya, quem venceu o Pipe Pro teve uma fugaz passagem pela piscina com a tecnologia da Kelly Slater Wave Company.
A maior marca deixada por Tyler no evento não se prende com o seu desempenho, mas sim ter estado presente numa prova disputada num país em que ser membro da comunidade LGBT, à qual pertence, é considerado crime.
Importa ainda realçar que o Surf Abu Dhabi Pro vai coroar uma vencedora inédita em etapas do circuito mundial de surf realizadas em piscinas de ondas artificiais. O mesmo acontece entre os homens.
Desfecho determinado após a saída de cena de Johanne Defay, a única top mundial que já conheceu o sabor da vitória em provas com estas caraterísticas, no caso no Surf Ranch, em 2021.
Este domingo é o dia final da prova dos Emirados Árabes Unidos, estando por realizar um total de 14 duelos. Tudo começa a partir das 7h00 (hora de Portugal continental) para terminar por volta das 15h45, com a coroação dos campeões da primeira etapa da história do CT realizada no Médio Oriente.
Resultados Ronda 1 masculina:
HEAT 1: Bella Kenworthy (USA) 11.77 DEF. Brisa Hennessy (CRC) 10.66, Lakey Peterson (USA) 9.07
HEAT 2: Caroline Marks (USA) 12.67 DEF. Isabella Nichols (AUS) 12.07, Luana Silva (BRA) 7.74
HEAT 3: Caitlin Simmers (USA) 12.23 DEF. Bettylou Sakura Johnson (HAW) 9.50, Macy Callaghan (AUS) 9.24
HEAT 4: Molly Picklum (AUS) 13.83 DEF. Vahine Fierro (FRA) 12.84, Johanne Defay (FRA) 9.63
HEAT 5: Gabriela Bryan (HAW) 13.34 DEF. Tatiana Weston-Webb (BRA) 12.33, Sally Fitzgibbons (AUS) 9.07
HEAT 6: Erin Brooks (CAN) 11.80 DEF. Sawyer Lindblad (USA) 10.40, Tyler Wright (AUS) 10.30
Resultados ronda de repescagem feminina:
1 - Sawyer Lindblad (USA) 7.00
2 - Vahine Fierro (FRA) 6.70
--------------
3 - Bettylou Sakura Johnson (HAW) 6.67
4 - Johanne Defay (FRA) 6.57
5 - Tatiana Weston-Webb (BRA) 6.47
6 - Tyler Wright (AUS) 5.77
7 - Lakey Peterson (USA) 5.70
8 - Sally Fitzgibbons (AUS) 5.30
9 - Brisa Hennessy (CRC) 5.27
10 - Luana Silva (BRA) 5.17
11 - Isabella Nichols (AUS) 5.07
12 - Macy Callaghan (AUS) 3.43
Heats quartos-de-final femininos:
HEAT 1: Molly Picklum (AUS) vs. Erin Brooks (CAN)
HEAT 2: Caroline Marks (USA) vs. Vahine Fierro (FRA)
HEAT 3: Caitlin Simmers (USA) vs. Bella Kenworthy (USA)
HEAT 4: Sawyer Lindblad (USA) vs. Gabriela Bryan (HAW)
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram