Depois de cinco longos dias de pausa devido à falta de ondas, o Morocco World Bodyboard Championship, etapa de abertura do Mundial de 2025, regressou finalmente à água esta quinta-feira.
Isto apesar do mar em Anza Beach, nos arredores da cidade marroquina de Agadir, continuar pequeno. Condições desafiantes, mas que possibilitaram uma boa jornada para as cores portuguesas, num dia totalmente dedicado ao setor feminino.
Tudo porque as antigas campeãs nacionais, Joana Schenker e Filipa Broeiro, conseguiram aceder às meias-finais da prova africana, pelo que neste momento há 50% de possibilidade de termos vitória portuguesa neste início de temporada.
Esta quinta-feira, a ação teve início com a realização da ronda 5, na qual Filipa Broeiro obteve uma vitória de prestígio no segundo heat.
Com o score combinado de 12,75 pts, a ex-campeã europeia Open levou de vencida a antiga bicampeã mundial Alexandra Rinder (12,00 pts) e a vigente campeã do mundo Maíra Viana (10,9 pts), que foi eliminada.
Depois, na quarta e última bateria da ronda 5, Joana Schenker (11,9 pts) também garantiu a continuidade em prova ao ser segunda classificada, ficando atrás da nipónica Namika Yamashita (12,85 pts) e à frente da compatriota e atual campeã nacional Luana Dourado (10,6 pts), que obteve o nono posto.
A seguir, nos quartos-de-final, Filipa Broeiro voltou a exibir-se em grande estilo. A campeã nacional em 2022 fez o melhor score combinado de toda a ronda ao somar 12,75 pts na vitória diante da japonesa Kaira Shirahase (9,00 pts). A inédita passagem às 'meias' de uma etapa do circuito mundial deixou Filipa bastante emocionada.
Na bateria imediatamente a seguir, marcada por um duelo 100% falado na língua de Camões, Joana Schenker anotou a pontuação combinada de 11,95 pts para superar a campeã mundial Júnior Luna Hardman (11,1 pts), filha da lendária Neymara Carvalho.
Na luta por um lugar na grande final, Filipa Broeiro defronta novamente a austríaca Alexandra Rinder, enquanto Joana Schenker repete o confronto com a asiática Namika Yamashita.
Recorde-se que o bodyboard português também está representado no setor masculino por intermédio de Joel Rodrigues, que já está na ronda 6, aguardando pela definição dois adversários que terá pela frente.
O período de espera do Morocco World Bodyboard Championship prolonga-se até domingo, dia 16 de fevereiro.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram