No passado dia 1 de novembro, que marcou o início de mais uma temporada de ondas grandes, a World Surf League (WSL) revelou os nomes dos big riders convidados para o TUDOR Nazaré Big Wave Challenge versão 2024/2025.
Da lista divulgada e à semelhança das anteriores edições, existe representação portuguesa, mas apenas no setor masculino, ficando esta a cargo de Nic von Rupp e do jovem António Laureano.
No campo feminino, a WSL convidou a brasileira e recordista mundial do Guinness Maya Gabeira, a compatriota Michelle des Bouillons e a francesa Justine Dupont, esta regressada à ação após o nascimento do primeiro filho.
Com a prova do tow-in em pleno período de espera, prolonga-se até 31 de março, a portuguesa Joana Andrade veio a público tecer duras críticas à WSL pelo facto de te não ter convidado nenhuma surfista lusa para enfrentar as ondas gigantes formadas na Praia do Norte.
A big rider de 44 anos emitiu um comunicado oficial no qual expressa um "profundo sentimento de desilusão e necessidade de fazer uma reflexão pública".
Diz Joana Andrade que a atitude tomada pela WSL "demonstra uma falta de respeito e reconhecimento pelo talento nacional", levantando "questões sobre os interesses que estão a influenciar essas escolhas".
"Como única surfista portuguesa a dedicar a minha vida ao surf de ondas grandes, esperava que o meu percurso e experiência fossem valorizados, especialmente num evento realizado no nosso país", escreveu a atleta da Ericeira.
No entender de Joana, "estas decisões impactam o desenvolvimento do surf feminino e da nossa representação internacional. Usam as nossas ondas, o nosso país, mas deixam de lado quem realmente construiu e representa esta história".
"A Nazaré, e as ondas gigantes de Portugal, tornaram-se palco mundial graças ao esforço e dedicação de muitos atletas locais", afirma.
Mediante a crítica de Joana Andrade, o MEO Beachcam tentou contactar a WSL de modo a obter uma reação por parte da entidade, mas à data em que este artigo foi elaborado não houve qualquer resposta.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram