O brasileiro Italo Ferreira e a norte-americana Caitlin Simmers venceram este domingo o Surf Abu Dhabi Pro, segunda etapa do circuito mundial de surf de 2025 e que marcou a estreia do CT no Médio Oriente, com a visita aos Emirados Árabes Unidos.
Após três longos e intensos dias de competição na piscina de ondas artificiais com a tecnologia da Kelly Slater Wave Company, localizada na ilha de Hudayriat, Italo e Caity levaram de vencida a concorrência, o que permitiu a ambos ascender ao topo dos rankings mundiais, agora que o CT está de malas feitas para Peniche.
O ex-campeão do mundo e olímpico Italo Ferreira e a vigente campeã mundial Caitlin Simmers venceram pela primeira vez na presente temporada, conseguindo igualmente o primeiro triunfo das respetivas carreiras em etapas do CT disputadas em piscinas de ondas artificiais.
Na competição masculina, Italo, de 29 anos, esteve irrepreensível durante toda a campanha, na qual teve como assinatura os vários alley-oop que acertou e contribuíram para sucessivas pontuações combinadas robustas.
Este domingo, o vice-campeão do mundo em 2024 começou por derrotar o nipónico Kanoa Igarashi nos quartos-de-final, surfista que na véspera tinha deixado o ex-bicampeão mundial Filipe Toledo para trás, com um episódio bizarro à mistura.
O aguerrido surfista natural da Baía Formosa prosseguiu a marcha triunfante diante do australiano Jack Robinson nas meias-finais, marcando encontro com Rio Waida na grande final. O surfista indonésio, de 25 anos, foi uma das agradáveis surpresas do evento asiático, mostrando desde o início boa sintonia com as ondas geradas nesta moderna piscina de água salgada.
Neste dia das finais, para assegurar lugar no heat decisivo, Rio bateu inicialmente outra das surpresas do campeonato, o rookie havaiano Jackson Bunch, e o australiano Ethan Ewing, este com uma categórica reviravolta nas segundas ondas surfadas.
Porém, na sua segunda final numa etapa da elite mundial, Rio Waida não conseguiu manter a bitola que vinha apresentando, cometendo erros nas suas 'runs' que foram decisivos.
A final foi de sentido único, com Italo Ferreira a dar nova recital para a direita e para a esquerda. O competidor brasileiro arrumou a questão nas duas primeiras ondas surfadas, perfazendo o score combinado de 17,27 pts face aos 14,50 pts do oponente asiático.
Estava assim vingada a derrota sofrida na final do Surf Ranch em 2023 diante de Griffin Colapinto, que terminou envolta em polémica por causa do julgamento e que deixou Italo com "muita raiva", conforme confidenciou após arrecadar a 10.ª vitória da carreira em etapas do circuito mundial de surf. 10 triunfos na temporada em celebra 10 anos de CT.
Com o título de campeão do Surf Abu Dhabi Pro no bolso, Italo Ferreira recriou-se nas duas últimas ondas surfadas, fazendo da bandeira do Brasil a sua capa de super-herói e surfando para a direita em switch stance (goofy fez de regular).
Se a final masculina careceu de emoção, o mesmo não se pode dizer do que aconteceu entre as senhoras. As amigas Caitlin Simmers e Molly Picklum, dois rostos da nova geração que tem dominado o CT feminino, ofereceram novo duelo eletrizante, onde a indefinição perdurou até ao fim.
Simmers, de 19 anos, foi mais forte na primeira troca de ondas, mas depois 'Pickles', de 22 anos, respondeu à letra, agarrando o comando após uma onda para a esquerda, na qual somou 7,70 pts quando tinha o requisito de 7,68 pts.
Debaixo de alta pressão e sem nenhuma margem de erro, a detentora do título mundial mostrou toda a sua fibra de campeã e operou a emotiva reviravolta na derradeira onda surfada da final, com uma esquerda de 7,43 pts. Contas finais, Caitlin Simmers somou 16,10 pts contra os 15,70 pts de Molly Picklum.
Desta forma, a prodígio norte-americana assegurou a sexta vitória da carreira no CT, enquanto Molly voltou a tropeçar na mesma pedra. Em seis duelos com Simmers na elite mundial, entre os quais duas finais, nunca conseguiu levar a melhor.
O circuito mundial de surf está agora de partida para Portugal, que mais uma vez acolhe a única etapa europeia da temporada. O MEO Rip Curl Pro Portugal, a disputar na Praia de Supertubos em Peniche, tem o período de espera de 15 a 25 de março.
Através da rede de livecams, podes visualizar em direto e em tempo real toda a evolução do estado do mar e da praia.
Podes também confirmar as previsões relativas a todas as praias através da nossa página Praias Beachcam.
Segue o Beachcam.pt no Instagram